EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES

EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES
Pídalo a lusodescendientes@yahoo.com.ar

martes, 31 de mayo de 2011

DIARIOS DE PORTUGAL




AYER 746 VISITAS

Seguimos creciendo... nos complace comentarles que ayer logramos 746 visitas desde todo el mundo.


Gracias por leer y seguir PORTUGAL ARGENTINA...

lunes, 30 de mayo de 2011

CELEBRAN EL DIA DE PORTUGAL EN COPENHAGUE, DINAMARCA

Vamos celebrar o Dia de Portugal a cantar e a dançar música portuguesa??! Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Trovante, etc!!
Dia 10 de Junho 2011 às 19:15 no Copenhagen Carnival no Fælledparken no palco “The Stage Cultures”, Luís Guerreiro ao vivo com Música Portuguesa e algumas "Especiarias".
Se o São Pedro ajudar... podemos fazer um “grill” no local do costume!
VIVA PORTUGAL!!

Cristina Amaro/ Dinamarca

 

DIARIOS DE PORTUGAL 30 5 11





PRESIDENTE DE LA CAMARA DE FARO VISITO LA PLATA Y VILLA ELISA

El pasado viernes 27 de mayo, visitó la Municipalidad de La Plata José Custódio Macário Correia, Presidente de la Cámara Municipal de Faro, capital de la provincia de Algarve, Portugal.Fue recibido en el municipio por el Intendente Pablo Bruera y el Director General de Colectividades de la comuna Mauricio Castro, donde se le entregó un decreto declarándolo Huesped de Honor de la ciudad.

Del encuentro también participaron autoridades de la colectividad Portuguesa de La Plata, Casa de Portugal Virgen de Fátima y el consejero de la Embajada de Portugal en la Argentina.

1957... llegó la gripe asiática

Revista Mundo/ Dias que voam

Novias portuguesas en las portadas de CRONICA FEMININA

Capas e sociedade

Image and video hosting by TinyPic


Estas duas capas são elucidativas: a da esquerda é de 1972, a da direita de 1965. Nas duas, a noiva aparece acompanhada pelo aparelho de televisão. Os retratos de família são substituídos porém pela aparelhagem de som na de 1972. Note-se o luxo dos naperons e cortinados na foto de 1965. Em sete anos apenas o estilo modifica-se.Estas capas contam a história privada da sociedade portuguesa.

 

www.diasquevoam.blogspot.com



No dia 15 de Fevereiro de 1941 Portugal foi assolado por um ciclone que deixou um rasto de destruição por todo o país, além de um elevado número de mortos, de feridos e de desaparecidos. A extensão e a gravidade dos danos levaram mesmo a que este fosse recordado como “o dia do ciclone”.
Segundo informações da época, o ciclone formou-se entre a Madeira e o Cabo de S. Vicente e o vento terá atingido em Lisboa a velocidade de 127 km/h. No resto do país os ventos atingiram valores ainda mais elevados, com o anemómetro da Serra do Pilar a registar rajadas de 167 km/h.
Os danos provocados foram consideráveis: estradas cortadas, milhares de árvores arrancadas, casas destelhadas, chaminés derrubadas, famílias sem abrigo, ligações telegráficas e telefónicas interrompidas, naufrágio de embarcações, etc.
www.diasquevoam.blogspot.com

Feira do Livro de São Brás de Alportel - 2011

31-5-2011 a 3-6-2011
Localização: Jardim da Verbena - Espaço Exterior do Centro de Artes e Ofícios
Horario: 10h00 > 18h00 / 20h00 > 22h30
Organização: Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas / Colaboração: Rede de Bibliotecas

...Descrição:

Programa de Animação:

> IX Maratona de Contos “As histórias são como as cerejas”
> Workshops de Ciência
> Teatro e Poesia
> Pinturas faciais e muitas aventuras mais
> Quiosque dos Sabores
> Noites Brancas , Contos para adultos (dia 31, 21h30)
> Palestra “Saramago: as múltiplas facetas – ciclo de palestras em alemão” – Franzky Cabral (dia 3, 19h30)
> Observação Astronómica (dia 3, 22h00)

Lançamentos de Publicações:

Dia 31 de Maio | 16h00
> Cerimónia de Lançamento do Livro “Quem do alto olhar”
(projecto de escrita colaborativa), com a presença dos autores: turmas participantes e o escritor João Manuel Ribeiro

Dia 2 de Junho | 16h00
> Lançamento do Livro Pré-Escolar O Reino Alegre e a Nuvem Negra”

Dia 3 de Junho | 21h30
> Lançamento da publicação “ler para viver”
de autoria do Clube de Leitura
Após 8 anos de partilha de leituras – emoções, sentimentos, pensamentos - os membros do clube apresentam textos escritos por si.

sábado, 28 de mayo de 2011

DIARIOS Y REVISTAS DE PORTUGAL

Amigo, usted que ingresa diariamente a esta página... déjenos un comentario; es importante para nosotros saber cuáles son los contenidos que más le interesan, sus opiniones y sus sugerencias... escríbanos a






lusodescendientes@yahoo.com.ar

LA LIBRE ELECCION DEL NOMBRE DE LOS HIJOS EN PORTUGAL

A livre escolha do nome dos filhos
A recente reforma das regras vigentes referentes ao apelido conferido pelos pais aos seus filhos que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2005 teve por principal objectivo assegurar a igualdade entre o pai e a mãe e, de modo geral, entre ambos os sexos.
Segundo as regras actuais, vigentes até 31 de Dezembro de 2004, somente é transmitido o nome do pai aos recém-nascidos, exceptuando o nome da mãe.
Por leis n°2002-304, de 4 de Março de 2002, e n°2003-516 de 18 de Junho de 2003 (que pretendeu aperfeiçoar a primeira), e por decreto n°2004-1159, de 29 de Outubro de 2004, foi instaurado um princípio de igualdade entre o pai e a mãe relativamente ao apelido atribuido aos filhos. Estes diplomas, vigentes a 1 de Janeiro de 2005, abrangerão as crianças nascidas após esta data.
O princípio de igualdade entre o pai e a mãe para a escolha do nome conferido aos filhos e as suas garantias expressam-se principalmente do modo seguinte :
- As crianças cuja filiação paternal e maternal é estabelecida com a declaração do seu nascimento ou por declaração conjunta posterior, podem beneficiar, por livre apreciação dos pais e mediante acordo mútuo dos mesmos, do nome do pai ou da mãe ou ainda do nome dos dois (cf. artigo 311-21, alínea 1 do Código Civil).
A lei prevê todavia duas principais ressalvas, em caso de desacordo dos pais ou ausência de escolha expressa por escrito, prevalesce então a regra anteriormente vigente e é conferido ipso facto ao recém--nascido o nome do pai.
Esta livre escolha do nome pelos pais é ademais limitada por uma obrigação de unidade de nome no seio de uma mesma família. Os filhos oriundos de uma mesma família deverão com efeito dispor do mesmo nome ; o nome escolhido pelos pais para o primeiro filho deverá obrigatoriamente ser repetido para os outros filhos, não sendo possível para os pais quaisquer alterações (cf. artigo 311-21, alínea 3 do Código Civil).
Esta livre escolha do nome das crianças também é enquadrada por diversas formalidades e declarações que devem ser regularizadas junto dos serviços do Estado Civil competentes. Para as crianças nascidas no estrangeiro, esta declaração pode intervir junto do Estado Civil do Ministério dos Assuntos Estrangeiros competente para transcrever o nascimento.
- Foi previsto pelos novos diplomas uma certa retroactividade dos efeitos da lei. Com efeito, até 1 de Junho de 2006, os pais beneficiando da autoridade paternal e cujo primeiro filho tinha menos de 13 anos em 1 de Setembro de 2003, poderão acrescentar um nome ao nome actual do seu filho. Esta faculdade é limitada a um nome e este novo nome somente poderá ocupar a segunda posição, prevalescendo sempre o primeiro nome. O acréscimo de um nome por declaração mútua dos pais junto do Estado Civil do lugar onde reside a criança deverá ser acompanhado do acordo desta crianças se tiver mais de 13 anos na altura da declaração. Esta alteração de nome, por acréscimo, será automaticamente aplicada para os demais filhos mais novos do casal.
Relativamente ao regime de alteração de nome, o mesmo não foi substancialmente refundido pelas novas leis nem pelo novo decreto. Entendeu-se todavia simplificar e unificar o regime aplicável aos filhos naturais e legítimos, a alteração do nome sendo doravante apreciada directamente pelos serviços do Estado Civil excluindo a competência anterior do Tribunal de Grande Instance. Para as crianças com mais de 13 anos de idade, a alteração do nome deve ser completada pelo seu acordo escrito.


VIDA LUSA - Archivos

LA CIENCIA EN PORTUGAL

Porque sorriem os fetos ainda no útero?

.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, está a estudar o sorriso no feto humano, com o objectivo de «perceber os motivos que estão na origem do sorriso e a sua utilidade», escreve a Lusa. Em comunicado, o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, Armindo Freitas-Magalhães, explicou que o estudo «é pioneiro no mundo e pretende compreender a estrutura funcional do sorriso no feto».
Segundo o especialista em expressão facial da emoção, «os eixos estruturais e funcionais do sorriso humano estão estudados cientificamente ao longo do ciclo vital», revelando que apenas lhe faltava estudar o sorriso no útero.
Para tal, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção vai monitorizar um conjunto de grávidas e fazer a observação das expressões faciais do feto através de ecografias a três dimensões, que «permitem ver, em detalhe, todos os movimentos musculares».
De acordo com o investigador, «o feto sorri inúmeras vezes», sendo o objectivo final perceber quais os motivos na origem do sorriso bem como a sua utilidade na vida uterina.
O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências de Saúde considerou esta investigação «uma pesquisa fascinante», revelando-se «ansioso para conhecer as respostas ao elenco de interrogações».
Freitas-Magalhães realçou que «este contributo da ciência portuguesa é decisivo para a compreensão de um fenómeno que, a par do sono e da amamentação, é um dos principais organizadores do psiquismo humano», acrescentando que «ver e identificar o sorriso do feto no útero é uma das mais extraordinárias experiências pessoais e científicas».

IOL DIARIO

viernes, 27 de mayo de 2011

¿Recuerdan este cuadro del "niño de la lágrima"?

Este famoso cuadro, "el niño de la lágrima", aparecía en las paredes de las casas portuguesas en las décadas del setenta y el ochenta...



Enquanto procurava os quadros do Amadeo, lembrei-me deste famoso quadro "O menino da lágrima" que assombrava as paredes das casas portuguesas nas décadas de setenta e oitenta.

Existiam mais pinturas de crianças a chorar na colecção mas esta era a mais conhecida.Lembro-me duma menina também.

Geralmente esta reprodução era em formato grandinho e o mais kitsch dos quadros que já vi na vida...Outro dia falava com um amigo meu de vinte e tal anos e ele não sabia do que eu estava a falar...Por isso dedicado a todos que nunca viram, aos que se lembram e os que odeiam este quadro aqui vai a imagem...
www.diasquevoam.blogspot.com

COMENTARIOS  a lusodescendientes@yahoo.com.ar

PUBLICIDADES PORTUGUESAS ANTIGUAS

1947, REVISTA VER E CRER

www.diasquevoam.blogspot.com

REVISTAS DE PORTUGAL



jueves, 26 de mayo de 2011

Fiesta en el Centro Patria Portuguesa

Miramos las fotos y pensamos que en cada plato, en cada mantel, en cada detalle, la limpieza del salón, las actuaciones de Dulio Moreno y los músicos, hay un gesto de afecto, de amor, de saudade, horas robadas al descanso para preparar una fiesta... nosotros, los hijos y nietos tenemos una responsabilidad grande de sostener estas tradiciones, de escuchar sus relatos, de grabar sus voces, de anotar lo que nos cuentan. Ellos son los que alguna vez vinieron en los barcos a esta tierra y aquí se quedaron; ¿olvidaremos aquellas canciones, aquellos cuentos, aquellas recetas?
Esta página de Internet ha sido creada para homenajearlos, para instar a hijos y nietos a escribir los recuerdos de los abuelos, bisabuelos, padres... y un día nos tocará llevar adelante estas instituciones, pero felizmente en los clubes y centros va apareciendo la sangre nueva.






PORTUGALARGENTINA no llegó para competir con nadie ni para molestar a los que están trabajando, sino para acompañarlos, para alentarnos, para sentirnos orgullosos de nuestra cultura de lusodescendientes.

Celebraron en Comodoro Rivadavia la visita del ing. Macario Correia

La fiesta del 25 de mayo fue muy especial para la colectividad portuguesa en Comodoro Rivadavia. Luego de estar presentes en los actos oficiales de la gran ciudad chubutense, se reunieron en un cordial almuerzo, dando la bienvenida al presidente de la Cámara Municipal de Faro, ingeniero Macario Correia, quien fue agasajado y saludado por los representantes de la colectividad y por el intendente Martín Buzzi.





Gracias por las fotos, Nilda de Sousa Inacio!

martes, 24 de mayo de 2011

NUEVA INVITACION DEL CLUB PORTUGUES DE BUENOS AIRES

TE CANASTA Y PIZZA PARTY EN LA SEMANA DE PORTUGAL

Comenzando con la semana de Portugal el Club Portugués de Buenos Aires organiza para el sábado 4 de junio a partir de las 16hs un Té Canasta con juegos de salón, sorteos, y lo más importante con la compañia de amigos. Deleitate con ricos sandwiches y masas y jugá a lo que te guste.
Después del té canasta y para seguir la fiesta, estás invitado a compartir un Pizza Party y continuar la diversión.
Habrá muchas sorpresas, baile y estaremos recordando el 10 de Junio, día de Portugal, de Camoes y de las Comunidades Portuguesas.
No te lo pierdas, pasá una tarde y noche con amigos

DIARIOS DE PORTUGAL



NEGOCIOS ANTIGUOS... Lechería y mantequería en Lisboa

NI UN SOLO PELO EN LA SUPERFICIE DE SU PIEL...

anuncio publicado en 1973 / CRONICA FEMININA