EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES

EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES
Pídalo a lusodescendientes@yahoo.com.ar

domingo, 31 de julio de 2011

LA LUSOFONIA, UN MUNDO EN EXPANSION

A lusofonia "é um mundo em expansão" diz escritor José Eduardo Agualusa
30-07-2011 0:35:00

O escritor angolano José Eduardo Agualusa afirmou hoje, em Monção, que a lusofonia “é um mundo em expansão”, devido ao crescente trânsito de pessoas e de ideias entre os países que falam língua portuguesa.
 

 
“Nunca houve na história um trânsito tão grande de pessoas e de ideias entre os países que falam português”, sublinhou à Lusa aquele escritor.
José Eduardo Agualusa referia-se ao número “crescente” de emigrantes entre os vários países da lusofonia e às facilidades de comunicação abertas pelas novas tecnologias, concretamente a Internet.

OBSERVATORIO DO ALGARVE

"Canta comigo" inicia sus galas en Albufeira

A primeira gala do programa “Canta Comigo”, da estação televisiva TVI, vai ter lugar na Praça dos Pescadores, em Albufeira, na noite de 7 de agosto.
O canal de televisão vai assim estrear o novo formato em direto em terras algarvias, sendo que o programa itinerante dará a conhecer outros locais emblemáticos de norte a sul do país. Apresentado pela atriz Rita Pereira e por um apresentador cujo nome ainda não foi revelado, o “Canta Comigo” conta no júri com nomes como Luís Jardim e a apresentadora Fátima Lopes.
O programa da TVI estreia em Albufeira depois de, na semana passada, o município algarvio ter acolhido um dos castings para encontrar os concorrentes do novo talent-show português.
Muitos foram os candidatos que puseram à prova a sua voz, na esperança de integrarem este programa com estreia marcada para o dia 7 de agosto, em Albufeira.

JORNAL DO ALGARVE

DIARIOS DE PORTUGAL 31/7/2011



viernes, 29 de julio de 2011

ANTIGUOS ANUNCIOS COMERCIALES/ Aqua Velva

RECUERDOS DE LA INFANCIA... UN CALDO CALENTITO, SABROSO Y ALIMENTICIO

A açorda é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana.
Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia que não constitui o almoço do trabalhador rural.
Tem muitas variantes, mais influenciadas pela mudança de estações do que, como é regra em cozinha trdicionais, de terra para terra.
É sempre um caldo quente e transparente, aromatizado com coentros ou poejos, ou os dois, alhos pisados com sal grosso e condimentado com azeite.
Dão-lhe consistência fatias ou bocados de pão de trigo, de preferência caseiro e duro.
Acompanha-se geralmente com ovos escalfados, que também podem ser cozidos, e azeitonas.

Cozinha tradicional portuguesa/ Editorial Verbo

São Brás Fashion, otro atractivo del verano portugués


No dia 30 de Julho pelas 22:30 horas, a Feira da Serra em inclui na sua programação o desfile “” e traz à passerelle o melhor do seu comércio local.
A iniciativa é dinamizada em parceria pela Câmara Municipal e pela , Associação de Comércio e Serviços da região do e pretende levar ao palco principal da Feira da Serra 2011, no sábado, dia 30 de Julho, as melhores propostas do comércio local e a beleza são-brasense.

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve em parceria com a Câmara Municipal de São Brás do Alportel irá levar a cabo no próximo dia 30 de Julho, pelas 23h00, a primeira edição do São Brás Fashion, que terá lugar no palco principal da Feira da Serra de São Brás do Alportel.

Este desfile irá contar com a apresentação da conhecida apresentadora/modelo Alexandra Fernandes e é co-financiado pelo MODCOM, Ministério da Economia e Inovação, IAPMEI e Direcção Geral das Actividades Económicas.

Este será um desfile de moda onde serão apresentadas as novas tendências do Comércio Local de São Brás do Alportel e que pode encontrar numa loja perto de sí. Todos os modelos que irão abrilhantar esta grande festa do Comércio Local foram seleccionados pela ACRAL através de um casting, que contou com uma elevada participação, realizado no Cine Teatro São Brás no passado dia 15 de Julho.

Neste evento, que conta ainda com a colaboração de diversos cabeleireiros e centros de estética de São Brás, Salão Ana, Salão Luz, Salão Arte e Cor, Cabeleireiro Carmo, Salão Quinha, Salão Visage e Instituto de Beleza Céu, poderá assistir ao desfile de 21 lojas do Concelho de São Brás:

Bijorca - Teodorino Dias Lourenço, Boutique Alibi, Boutique Julie, CMN Sport, Económica Sapatarias, Garotos Trakinas, Girafinha Colorida, Instituto Visual São Brasense, L. Isaque, Loja Coelho, Lukcy, Mil e Uma Noites, NovaCortiça, Óptica Graciete, Ourivesaria Catarino, Passes & Dribles, Pronto a Vestir Tininha, Sapataria Zé, Tátácão, Tradições Produtos Regionais e Xanabus.

Este será assim um evento realizado com lojas, modelos, cabeleireiros e estéticas do Concelho de São Brás o que comprova a vitalidade que o Comércio e Serviços deste Concelho apresentam. Não perca este desfile e visite igualmente todas as atracões que a Feira da Serra de 2011 tem para oferecer a todos os seus visitantes. 

FEIRA DA SERRA CON GRANDES ARTISTAS/ Primera edición de “São Brás Fashion”

Feira da Serra de São Brás de Alportel vai ser inaugurada hoje, sexta feira
Rouxinol Faduncho anima a primeira noite do certame
Rouxinol Faduncho, interpretado por Marco Horácio
A 20ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel vai ser inaugurada esta sexta feira, dia 29, pelas 19:00 horas, no recindo da Escola E. B. 2, 3 Poeta Bernardo Passos.

O certame inclui este ano a primeira edição do“São Brás Fashion” , iniciativa que tem como objetivo revelar as novas tendências do comércio local, na passerelle pelas 23:00 horas de sábado.

De referir que o "São Brás Fashion" realiza-se com a colaboração das lojas, modelos, cabeleireiros e esteticistas do concelho de S. Brás de Alportel, com o apoio da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e em parceria com a Câmara Municipal. Em palco estará ainda na noite de sábado, dia 30, Rão Kyão e sua extraordinária flauta.

No terceiro dia, a partir das 22:30, a animação principal estará a cargo de Quim Barreiros.

Referência incontornável no roteiro turístico do Verão Algarvio, a Feira da Serra regista habitualmente mais de 30.000 visitantes por edição e esta seguramente não vai ser diferente. 
 
http://www.diario-online.com

ALGARVE/ CONOCIDA PERIODISTA EN PRAIA VERDE

Manuela Moura Guedes brinca na praia Por: Rui Pando Gomes
Aos 55 anos, Manuela Moura Guedes continua com uma forma física de fazer inveja a muitas mulheres. A jornalista está de férias com o marido, José Eduardo Moniz, e alguns amigos.
O casal esteve na praia Verde, em Vila Real de Santo António, e não passou despercebido. Manuela Moura Guedes mostrou-se super bem-disposta ao longo da tarde e, entre um mergulho e outro, foi brincando com as filhas dos amigos. A típica corrida ‘quem chega primeiro à toalha’ não faltou. Depois foi tempo de apanhar banhos de Sol.
Já o vice-presidente da Ongoing Media, de 59 anos, esteve sempre mais recatado. Moniz apanhou banhos de Sol, dormiu e aproveitou para se refrescar numa esplanada. O casal já é visita habitual no Algarve. Moura Guedes e José Eduardo Moniz passam todos os anos férias no sul do País e este ano não foi diferente.  
http://www.vidas.correiodamanha.pt/

EL CLUB PORTUGUES DE BUENOS AIRES ELIGE SU REINA EL 20 DE AGOSTO

ELECCION DE LA REINA DEL CLUB

El proximo sabado 20 de agosto a partir de las 21 hs tendrá lugar la gran fiesta de elección de la reina de nuestra institución.



Pasta Party y show musical con salsa, baile y diversión integrarán esta gran noche que no se pueden perder.

La ganadora de la elección aparte se representar a la institución en la elección a reina de la comunidad ( con la posibilidad de ganar 2 pasajes a Portugal) se llevarán grandes premios, entre ellos una estadia en "La Posada San Brás" en Cordoba.


Invitamos a todas las chicas de 15 a 25 años que sean lusodescendientes a participar ( anotarse en secretaría del club).


Reserve su entrada con anticipación para este evento.

DIARIOS DE PORTUGAL 29/7/11





jueves, 28 de julio de 2011

EL ARBOL MAS ANTIGUO DE PORTUGAL TIENE 2850 AÑOS

A árvore mais velha de Portugal certificada neste mês de Julho vive em Santa Iria da Azóia

Uma oliveira bravia com 2850 anos foi identificada como a árvore mais velha do país por um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vive em Santa Iria da Azóia, concelho de Loures.
A árvore está situada no Bairro da Covina, em Loures, no que resta de um antigo olival próximo das ruínas do castelo de Pirescouxe, tendo sido a idade determinada através de um método inovador de datação de árvores antigas desenvolvido pela UTAD.
O processo, que tomou em conta a avaliação de cem árvores, foi dirigido pelos professores José Luiz Lousada e Pacheco Marques, após um contacto do empresário de árvores ornamentais André Soares dos Reis para estimar a idade desta planta lenhosa.
Até aqui, a árvore mais antiga do país – considerando apenas as certificadas até Fevereiro deste ano – contava 2210 anos na certidão de idade e era também uma oliveira, localizada nas Pedras d’El Rei, em Tavira. O método científico aplicado à época é, porém, segundo José Luiz Lousada, menos credível do que o desenvolvido na UTAD nos últimos quatro anos, que se baseia na análise dos padrões de crescimento da espécie, como a altura, o perímetro e o diâmetro.
Antes deste método inovador, entretanto já patenteado, a idade das árvores era atribuída pela contagem dos anéis ou pela técnica de medição do carbono 14, que tende a diminuir com o decorrer do tempo.
De acordo com este investigador, que co-orientou o Departamento de Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista da UTAD neste procedimento, os números dão conta de uma árvore monumental: o perímetro desta oliveira mede na sua base 10,15 metros, a altura chega aos 4,40 metros e o diâmetro de copa tem 7,60 por 8,40 metros.
Tiago Pereira Carvalho – in Jornal Público

CUANDO REXONA ERA REXINA....

DIARIOS DE PORTUGAL 28-7-11






miércoles, 27 de julio de 2011

REVISTAS DE PORTUGAL








Portugueses en Andorra/ Êl Futbol Club Lusitanos participa en la Liga Europea




A iniciativa de promover um encontro de futebol entre residentes portugueses em Andorra oriundos de Viana do Castelo e Amarante, foi o detonante para a criação do Futebol Clube Lusitanos, clube que viria a ser denominado de Lusitanos em “homenagem” ao país que um dia os viu partir.
No ano de 1999, Arlindo Lima Marques, natural de Sub Portela (Arcos de Valdevez) e António Pereira Fernandes, natural de Amarante, promoviam um encontro amigável de futebol e o êxito da iniciativa levou os dois promotores a iniciarem os trâmites para a apresentação dos estatutos do Clube Desportivo junto do Governo andorrano.
O espaço social do Clube foi inicialmente constituído no Bar Albert, responsabilizando-se pela presidência Manuel Adão Ribeiro, natural de Amarante. Nesse mesmo ano, era constituída uma equipa sénior para participar na 2ª divisão do campeonato nacional andorrano.
A temporada 1999/2000 marcaria o início da actividade oficial do Clube, tendo como treinador José Augusto, natural de Amarante, o qual, dirigindo os seus jogadores, jornada após jornada, viria a conseguir o primeiro lugar da 2ª divisão do campeonato andorrano.
Na temporada 2000/01, a subida de escalão para a 1ª divisão leva o clube a formar uma nova equipa para ocupar o lugar deixado pelos campeões da segunda divisão.
Após a época 2001/02, o Futebol Clube Lusitanos entraria na história do futebol andorrano ao vencer a Copa Constituição, modalidade equivalente à Taça de Portugal. A vitória por 2-0 ao Inter de Escaldes no dia 2 de Junho, viria a consagrar a equipa formada por residentes portugueses além de atribuir o prémio de melhor jogador a Jorge Carvalho Monteiro, natural de Fridão (Amarante) e autor dos dois golos da equipa lusitana. A partir de 2001 e sob a presidência de Manuel António Leite Vieira, natural de Amarante, a sede social do clube seria mudada para o Bar Nou, espaço que ainda hoje ocupa.
A melhora do coeficiente de Andorra na UEFA viria a permitir a inscrição de uma nova equipa para disputar a Europa League condição que viria a favorecer o quarto classificado na Liga Nacional de Futebol e naturalmente o F C Lusitanos.
Embora longe de Portugal, o F C Lusitanos tem a possibilidade de representar a Federação Andorrana de Futebol com as cores Lusitanas e naturalmente com o orgulho de ser português.

Aunque lejos de Portugal, el Futbol Club Lusitanos tiene la posibilidad de representar a la Federación Andorrana con los colores lusitanos y naturalmente con el orgullo de ser portugués.

GRUPO TIPICO PORTUGUES EN LONDRES CUMPLIO DOS AÑOS

O Grupo Típico Português festejou o seu segundo aniversário perante uma plateia de mais de 200 pessoas que jantaram ao som da musica que foi sendo proporcionada pelos artistas convidados de que se destacam Nuria e Alexys que presenteraram os presentes com um autêntico ambiente de festa.
Marcaram presença o Vice Cônsul Adjunto e os conslheiros da Comunidade Portuguesa Elisabete , Augusto Nunes e António Cunha.
Segundo a Presidente do Grupo Irene Leça, "Nos ultimos 12 meses o Grupo teve uma saída à Ilha da Madeira onde participaram nas festas populares tendo ainda passado por Porto Santo."
Do ano passado para este, o Grupo cresceu tendo agora 23 pessoas a dançar e cerca de 14 a tocar incluindo crianças e adultos.

PROMUEVEN RED GLOBAL DE LOS PAISES LUSOFONOS

Países lusófonos podem formar uma «poderosa rede global»

Portugal, Angola e o Brasil podem formar uma «poderosa rede global», segundo Poças Esteves, sócio gerente da Saer – Sociedade de Avaliaçao Estratégica e Risco, durante a conferência organizada pelo jornal Sol ‘Grandes Desafios de Portugal nos Alvores do Sec. XXI’, em Lisboa.
Poças Esteves, que apresentou o livro O Triângulo Virtuoso Angola – Brasil – Portugal, do economista Ernâni Lopes, falecido em 2010, defendeu «que este objectivo tem todas as condições para ser alcançado, tendo em conta os activos fundamentais comuns: a língua, as pessoas e o mar».
«A lusofonia ainda é um longo caminho que todos temos a percorrer. Ainda não é uma espaço articulado de negócios, nem um actor económico global, mas tem toda a capacidade para o ser», observou.
Ao finalizar a sua apresentação, Poças Esteves citou o seu amigo Ernâni Lopes, que acreditava num projecto lusófono ambicioso: «Nós só seremos nós quando formos além de nós».

FONTE: CARGO

DIARIOS DE PORTUGAL 27/7/11



martes, 26 de julio de 2011

600 nuevos millonarios en Portugal/ El hombre más rico tiene 3106 millones de euros

Portugal tem 600 novos milionários. Agora são 11.600. Américo Amorim é o mais rico
Um relatório agora divulgado confirma: Em Portugal agora há 11.600 mil milionários, isto é, pessoas com uma fortuna superior a um milhão de dólares. Os números foram divulgados pela Capgemini e Merril Lynch no “World Wealth Report” referem-se a 2009 e mostram que a crise económica e financeira criou mais 600 milionários em Portugal, um aumento de 5,5%.

Os 600 novos milionários portugueses juntam-se assim a uma lista que é encabeçada pelos empresários Américo Amorim (à esquerda e com fortuna avaliada em 3.106 bilhões de euros) e Belmiro de Azevedo (direita e fortuna de 1 bilhão e 722 milhões de euros)
Apesar de a economia nacional ter sido fortemente afectada, com um recuo de 2,7% do PIB e uma forte queda nas exportações, a valorização da bolsa portuguesa a partir do segundo semestre de 2009, com uma subida de 33,5% no conjunto do ano, permitiu uma avaliação mais generosa do património dos portugueses mais ricos.
Pela primeira vez, há mais milionários na Ásia e Oceânia do que na Europa (três milhões), embora continuem bastante concentrados: Estados Unidos, Japão e Alemanha reúnem 53,3% do total mundial.
As fortunas dos 100 portugueses mais ricos valem um quinto da riqueza produzida em Portugal.
Os cinco mais ricos de Portugal, segundo a revista EXAME são:
1 Américo Ferreira de Amorim: 3106 milhões de euros.
2 Belmiro de Azevedo: 1722 milhões de euros.
3 José Manuel de Mello: 1196 milhões de euros.
4 Joe Berardo: 882 milhões de euros.
5 João Pereira Coutinho: 815 milhões de euros.
A mulher mais rica de Portugal é Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva: 754 milhões de euros.