FUNDACION CALOUSTE GULBENKIAN/ Libros sobre patrimonio portugués en el mundo

Património de origem portuguesa no mundo. Obra completa


Igreja de Santa Maria, Kaduthuruthy (Índia)
Foto: Helder Carita

Novos volumes sobre o Património de Origem Portuguesa no Mundo: Ásia e Oceania; África, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.
Já se encontram disponíveis os dois livros que completam a inventariação sobre o Património de Origem Portuguesa no Mundo. ‘Arquitetura e Urbanismo’, com direcção do Prof. José Mattoso, que tratam dos vestígios patrimoniais de origem portuguesa na Ásia e em África.

O volume dedicado à Ásia e Oceania foi coordenado pelo arquitecto e historiador de arte Walter Rossa, incidindo sobre “um Oriente (…) recortado nas frentes de mar compreendidas entre o meridiano de Diu, o paralelo de Díli e o sítio, bem a norte, de Nagasaki.”

O volume sobre o continente africano, Mar Vermelho e Golfo Pérsico foi coordenado pelo historiador Filipe Themudo Barata e pelo arquitecto José Manuel Fernandes.

Durante décadas, a Fundação Gulbenkian foi a única instituição portuguesa a financiar e a promover acções de reabilitação do património de origem portuguesa existente fora do nosso país. O projecto de inventariação do património histórico de origem portuguesa surgiu como uma sequência quase “natural” do trabalho desenvolvido.

Em Maio de 2010 foi lançado o primeiro dos três volumes deste projecto, dedicado à América do Sul, com coordenação de Renata Malcher de Araujo.

No seu conjunto, esta obra permite o acesso a um conhecimento alargado sobre os vestígios arquitectónicos, culturais e históricos resultantes do intercâmbio cultural dos portugueses com os povos dos diversos continentes.

Comentarios

Entradas populares