INDIGNACION POR LA FALTA DE COBERTURA Y LA AUSENCIA DEL GOBIERNO ANTE EL FALLECIMIENTO DE EUGENIA LIMA

Indignados
Faleceu na sexta-feira 4 de Abril um dos maiores ícones da cultura portuguesa, a Diva do Acordeão Eugénia de Jesus Lima…
Figura maior no panorama cultural nacional, o seu nome consta no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis. De entre muitas distinções e prémios, destaca-se a atribuição do primeiro lugar no Concurso da Emissora Nacional em 1947; “Óscar da Imprensa” para a melhor solista de música ligeira, em 1962; inúmeras medalhas, placas e diplomas atribuídas por entidades portuguesas e estrangeiras; grau de “Dama da Ordem Militar de Santiago da Espada”, 1980; Diploma Honorífico atribuído pela União Nacional dos Acordeonistas de França em 1984, foi ainda condecorada com a medalha de Mérito Cultural em 1986; com o grau de “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1995 e condecorada pelo Duque de Bragança com a medalha de mérito da Casa Real
O último adeus decorreu no passado 06 de Abril em Rio Maior, numa cerimónia emotiva, onde estiveram presentes muitos amigos e admiradores da sua arte. Apesar da sentida despedida, ficamos muito indignados, pois não foi o adeus merecido, por tudo o que a Dona Eugénia Lima fez pela nossa cultura, por todo o legado que nos deixou, não houve o devido respeito por parte dos Órgão de Comunicação Social e pelo Governo de Portugal…
Embora devidamente alertados, os órgãos de comunicação social em especial as televisões prestaram um péssimo serviço público, onde os canais a emitir em sinal aberto, uns públicos, outros privados limitaram-se a dar conta do sucedido através dum simples rodapé de Telejornal…em contrapartida inundaram os telejornais com a notícia do falecimento do ator brasileiro José Wilker (bem mais importante para os portugueses e para a cultura portuguesa – estamos a ser irónicos) e outras notícias sobre corruptos, fraudes, e outras personagens que ao longo destas 4 décadas tem destruído aos poucos o nosso País. Por mais incrível que pareça no dia do Funeral na Cidade de Rio Maior estava uma Estação Televisiva a emitir um daqueles programas deprimentes onde se faz jus à boa música portuguesa (continuamos a ser irónicos), embora não coincidindo em termos de horário, acredito que poderiam muito bem ter efectuado uma reportagem séria do acontecimento,…
Também fica registado a ausência de representantes do Governo, uma figura pública condecorada duas vezes pelo Governo de Portugal, merecia bem mais do que um simples texto…
A cultura é a alma do povo, um fator de coesão e de identidade nacional, acabem com ela e perderemos o pouco do orgulho que ainda nos resta…
Segue ofício patenteando a nossa enorme indignação para: Sr. Presidente da República, Sr. Primeiro-ministro, Sr. Secretário de Estado da Cultura, e diversas entidades e Órgãos de Comunicação Social
Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares