PORTUGUESES EN ALEMANIA/ FINALIZARON ACTOS POR LOS 50 AÑOS

Em 1964 partiu o milionésimo imigrante da Alemanha da aldeia Vale de Madeiros (Viseu) para passar para a história, acompanhado por muitos emigrantes. Em 2014 a Comunidade Portuguesa na Alemanha festejou 50 anos de existência. O grupo organizativo dos 50 anos de Comunidade, a Camâra de Colónia, as Cáritas de Colónia, o museu Domid e o grupo Team Comunidade Alemanha festejaram sexta-feira o fecho do projeto que terminou com muito sucesso. O jornal Portugal Post também fez parte deste projeto. O Consulado Geral de Portugal de Düsseldorf foi um dos parceiros oficiais. No ato oficial a 13 de Setembro em Colónia estiveram presentes: a Ministra de Estado, Aydan Özoguz, o Secretário de Estado Thorsten Klute, o Secretário de Estado, José Cesário e o Embaixador Luís de Almeida Sampaio e o Deputado das Comunidades, Carlos Gonçalves. A Comunidade foi honrada pelo „Oberbürgermeister“ da Câmara de Colónia, Jürgen Roters. O coordenaor do CCP Alemanha, Alfredo Stoffel, representou a Comunidade e discursou. Encenou-se a chegada do Armando à estação de Colónia Deutz. Entregou-se a palaca evocativa para ser colocada à entrada da estação de Deutz como homenagem a todos os imigrantes. No Colóquio da Comunidade debateram-se os temas atuais da Comunidade. Os resultados podem ser lidos numa revista/brochura que pode ser adquirida no Portugal Post. A Banda Lusitana, o Estrada Fado Group de Neuss, o Paulo Rosa e o Rancho Sao Pedro de Colónia abrilhantaram a festa dos 50 anos. A Comunidade local aderiu e participou. Criou-se uma nova dinâmica.
O Team Comunidade Alemanha agradece a todos que nos apoiaram, ás organizações envolvidas, a todas as pessoas a nível particular e voluntário. Agradecemos aos nossos patrocinadores.
Informamos que estamos a preparar a formalização deste grupo associativo a nível nacional. A nossa vontade é que haja uma organização portuguesa na Alemanha com uma acção a nível nacional, uma plataforma de toda a Comunidade, de Hamburgo até Estugarda, de Berlim até Düsseldorf. O trabalho continua.
Elogiamos os organizadores do congresso „ A mulher portuguesa na Alemanha“ que se realiza dia 21.03.2015, no Rautenstrauch Jöst Museum, em Colónia, onde nós também realizamos a festa e o colóquio.
Um lugar indicado para dar continuação a este sucesso.
 No ato oficial também estiveram presentes: os familiares do Armando Rodrigues de Sá: Joao Pais, Rosa Sá e António Sá. Do programa da estacao de Colónia Deutz fizeram parte: o grupo de teatro das Cáritas, Laura Schümann, Maria Maria Do Rosário Loures, Manuel Campos e Joao Pedro Martins, banda musical de Colónia.
 


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares