ARTESANIAS PORTUGUESAS CON TOQUES TRADICIONALES Y MODERNOS
A empresa que dá outra cor à tradição portuguesa
por João Ruela
Fotografia © Fernando Timóteo/Global Imagens
Os galos 'pop' minimal, uma transformação do galo de Barcelos, foram o ponto de partida de uma empresa que reinventa os símbolos do artesanato nacional.
A tradição ainda é o que era, mas tem também uma nova cara e roupagem. É sob este mote que a empresa de design português Águas Furtadas, criada em 2005, tenta reinventar dia após dia a tradição e o artesanato português. Vejamos o emblemático galo de Barcelos, por exemplo. Este colorido símbolo português ganhou uma nova identidade e um novo visual: o galo pop minimal é agora todo ele de uma só cor e foi o ponto de partida para a criação de uma empresa que vive da tradição portuguesa - ou da sua transformação, neste caso.
"A ideia de lançar as Águas Furtadas partiu de um grupo de amigos, que queria criar um espaço ligado à identidade portuguesa. Não queríamos uma típica loja de objetos tradicionais, mas sim uma evolução dos mesmos", começou por explicar Rute Arnóbio, enquanto não hesita em apontar para o local onde se encontram os "parentes" do galo de Barcelos.
Azuis, vermelhos, verdes, amarelos ou laranjas, cada galo pop minimal é pintado segundo uma das cores do galo original. "Respeitamos a tradição, mas não queremos que as coisas estanquem. Procuramos que evoluam", justificou Rute.
CORREIO DA MANHA
Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar
Comentarios
Publicar un comentario