CIUDAD ALEMANA BUSCA TRABAJADORES PORTUGUESES CALIFICADOS

Uma pequena cidade alemã está à procura de trabalhadores portugueses qualificados para mais de 2.700 cargos que todos os meses ficam disponíveis em empresas locais. Chama-se Schwäbisch Hall, tem 37 mil habitantes e fica a três horas de avião de Lisboa.
 
A notícia é avançada esta terça-feira pelo Diário Económico, jornal que integrou uma iniciativa inédita que consistiu numa visita à cidade para conhecer as oportunidades de trabalho no local e para as divulgar, a par de órgãos de comunicação social de outros países com elevada taxa de desemprego, nomeadamente Espanha, Itália e Grécia.
 
Embora seja uma cidade de dimensões reduzidas e localizada no mundo rural, Schwäbisch Hall conta com cidadãos de mais de 110 países e uma forte atividade cultural, acolhendo múltiplas empresas líderes mundiais de mercado nos setores em que trabalham, salienta o diário português.
 
Entre as empresas interessadas em contratar portugueses estão a Ziehl-Abegg, multinacional líder na construção de motores, a Würth e a Optima Group, ambas à procura de engenheiros e arquitetos, bem como a Sonnenhof Arche, associada aos cuidados médicos e a Voith Turbo, igualmente em busca de engenheiros.

Os engenheiros são os mais procurados
 
De acordo com o Diário Económico, os engenheiros são os mais procurados, mas há variados setores com necessidades de quadros qualificados. O salário médio é de 3.500 euros brutos e, nesta cidade, a taxa de desemprego jovem é de apenas 2%.
 
As empresas privilegiam trabalhadores que falem alemão, mas o inglês e até o português são também importantes para eventuais negócios com países lusófonos.
 
Além disso, muitas das companhias oferecem um curso de alemão e ajudam a encontrar casa (com rendas que rondam os 450 euros mensais), emprego para o cônjuge e escola para os filhos. 
 
Elke Schweig, representante económica da região, destacou, citada pelo Económico, as vantagens de Schwäbisch Hall, situada no sul da Alemanha, a cerca de duas horas de Estugarda.

Entre os benefícios estão, no entender da responsável, a presença de empresas internacionais e líderes de mercado, estradas sem engarrafamentos em horas de ponta, um ambiente familiar e seguro e uma vida cultural rica.
 
Os interessados em candidatar-se às vagas disponíveis terão apenas de enviar o seu currículo (em inglês) para o e-mailschwabischhall.arbeirtgeber@arbeitsagentur.de.
.

Comentarios

Entradas populares