EL LIBRO PORTUGAL QUERIDO EN LA REVISTA PORTUGUESA CANELA E HORTELA
Portugal Querido – livro sobre a emigração portuguesa lançado na Argentina
Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014
Portugal Querido – um livro da autoria do argentino Mario dos Santos Lopes, filho de um português emigrante, é lançado dia 25 de setembro, no Auditório Monseñor Derisi, na Argentina.
“Há cinco anos, Mario Dos Santos Lopes lançou nas redes sociais um apelo para recolher testemunhos reais da emigração portuguesa. Procurou histórias simples, de pessoas comuns, que abandonaram tudo à procura de uma vida melhor. A resposta foi avassaladora, e em pouco tempo centenas de histórias com primeiro nome e apelido inundaram a sua caixa de mensagens, contadas pela mão de emigrantes, dos seus filhos, netos e amigos de Portugal.” Foi assim que nasceu Querido Portugal, livro que retrata as vivências dos portugueses na Argentina.
O autor diz afirma ainda ter material suficiente para um segundo livro, graças à comunidade portuguesa que fez questão de deixar um testemunho escrito da sua permanência na Argentina. E sonha que este livro possa chegar a todas as escolas rurais de Portugal, entre outras instituições, confessando que “Espero que as futuras gerações saibam sobre o esforço e trabalho honesto dos nossos maiores portugueses em um país que abri-le os seus braços generosamente”. E acrescentou ainda que todos os clubes da comunidade emigrante terão uma cópia gratuita nas suas bibliotecas.
O livro Portugal Querido de Mario Dos Santos Lopes passa a ser o único material contemporâneo sobre a emigração portuguesa na América Latina.
O escritor nasceu em Buenos Aires e completou os estudos no Colégio São José do bairro de Balvanera. Foi professor no Instituto Santa Catalina do Salesiano Dom Bosco. Mais tarde viajou para a Patagónia para ensinar em Puerto Deseado, onde descobriu a sua verdadeira vocação – o jornalismo.
Texto de Teresa Leal
Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar
- Obtener enlace
- X
- Correo electrónico
- Otras aplicaciones
Comentarios
Publicar un comentario