NUMEROS QUE IMPACTAN: PORTUGAL VENDE PRODUCTOS A 163 PAISES

Portugal presente em 163 países
Portugal vende para 163 países, um número impressionante, tendo em atenção que a ONU reconhece 193 países como independentes.
bandeira.gifPortugal é uma economia pequena e com falta de competitividade à escala global, mas os empresários portugueses vendem os seus produtos praticamente para todo o mundo. O Diário Económico foi saber com quantos países as empresas portuguesas mantêm relações comerciais e chegou à conclusão que são 163. Um número impressionante, tendo em atenção que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 193 países como independentes. Ou seja, as empresas portuguesas têm uma presença praticamente em todo o mundo ao exportar para 84% dos países. Mas os dados não se ficam por aqui, já que Portugal ainda vende para 42 regiões e países autónomos não reconhecidos como países pela ONU. Refira-se que esta organização mundial identifica, entre países, países declarados independentes e autónomos, o número de 265.
Contudo, são dados que contrastam com o peso das exportações na riqueza nacional que se fica em apenas 30%. Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, já traçou o objectivo para as exportações: "Portugal deverá ter a ambição de exportar cerca de 50% do PIB daqui a cinco anos, "chegando aos 70 ou 80% daqui a 20 anos", afirmou recentemente.
 
Fuente: Diario Económico
Citado por Jornal Povo de Portugal

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares