EN FRANCIA HAY CERCA DE CINCUENTA MIL EMPRESAS LIGADAS A PORTUGUESES O LUSODESCENDIENTES

A comunidade portuguesa em França é a mais numerosa das comunidades portuguesas na Europa e uma das principais comunidades estrangeiras estabelecidas nesse país, rondando um milhão de pessoas. A presença duradoura de uma tão importante comunidade faz dela um fator importante de união entre os dois povos e um parceiro privilegiado no quadro das relações bilaterais.

A chegada da primeira grande vaga de imigrantes portugueses a França teve lugar durante a década de 60. Radicada há longa data em França, a população portuguesa sofreu transformações estruturais e os trabalhadores no início não qualificados foram sendo gradualmente substituídos por ativos com melhor formação: contam-se atualmente dezenas de milhares de nacionais ou franceses de origem portuguesa com formação universitária que vivem neste país.

O contributo dos portugueses para a França foi e continua a ser de relevo, não só pelo seu papel na construção das auto-estradas, aeroportos, bairros e mesmo cidades, como também pelos milhares de empregos que criaram em França.

Estima-se em cerca de 50.000 o número de empresas ligadas a portugueses e luso-descendentes. Com o objetivo de reforçar os laços sociais e profissionais entre empresários luso-descendentes residentes na França e impulsionar a troca de experiências e parcerias entre os dois países realizaram-se, em 2006 e 2008, dois Fóruns dos Empresários e Gestores Portugueses e Luso-descendentes em França, organizados pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Paris e a AICEP, e com a cooperação da Embaixada de Portugal em Paris.

Fuente: Embajada de Portugal en Francia

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

  1. Francia, Bélgica y un país chiquitito llamado Liechetenstein son, junto a Alemania, Canadá, Esados Unidos, Argentina y Brasil, los países que más portugueses extranjeros tienen. Abrazos!

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares