ALGARVE EN LAS SIETE MARAVILLAS DE LA GASTRONOMIA

Algarve com seis pratos na corrida às 7 Maravilhas da Gastronomia

A região algarvia conseguiu a eleição de seis pratos entre os 70 pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”. O Algarve leva à final iguarias como Muxama de Atum, Arroz de Lingueirão, Percebes de Aljezur, Xarém com Conquilhas, Perdiz à Algarvia e, para terminar o banquete, o tradicional doce Dom Rodrigo.

O Algarve está representado em quase todas as categorias do concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal – entradas, sopas, peixes, marisco, carne, caça e doces. Os seis pratos eleitos ultrapassaram com sucesso a segunda fase do concurso e competem agora diretamente com outros 70 candidatos de peso.
Entre as iguarias algarvias que integram a lista das candidatas à vitória final encontra-se, logo na categoria das entradas, a Muxama de Atum. Este é um produto artesanal fabricado essencialmente em Vila Real de Santo António, com a mesma receita que fenícios e romanos usavam há mais de dois mil anos: os lombos de atum são passados por sal grosso e depois lavados para retirar o excesso de sal. Depois, secam em ambiente controlado e são cortados em fatias finas.
Após o aperitivo, o “Algarve à mesa” salta a sopa e apresenta nos pratos de peixe o Arroz de Lingueirão, um prato típico da gastronomia algarvia. Os sabores do mar algarvio continuam na lista dos 70 pré-finalistas com os Percebes de Aljezur e o Xarém com Conquilhas, na categoria dos mariscos. O percebe, tal como a autarquia de Aljezur realça, “é um dos mariscos com maior tradição e mais apreciados desta costa”. “Cresce agarrado às rochas, em zonas onde a água é mais ´batida´, e tem reconhecidamente um sabor singular, devido às condições naturais únicas, tanto a nível ambiental como a nível da dinâmica do mar, proporcionando um sabor exclusivo”, evidencia o município, sublinhando que “vestígios pré-históricos atestam que já os antepassados dependiam da apanha de mariscos do mar para sobreviver”, atividade que ainda hoje persiste no concelho.

Algarve de fazer crescer água na boca
Ainda na mesma categoria de mariscos, o Algarve apresenta o Xarém com Conquilhas. Xarém é um nome de origem árabe dado a papas de milho, um prato regional que se come e é muito apreciado por toda a região, depois de quase ter caído no esquecimento.
Continuando a “viagem gastronómica” pelos pratos eleitos no concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia, o Algarve não tem pratos de carne, mas existe um de caça: a Perdiz à Algarvia. Este prato, que representa o município de Alcoutim, está associado à riqueza cinegética e as tradições gastronómicas locais e regionais ligadas à caça.
No final, para concluir em grande o banquete, o Algarve apresenta o doce Dom Rodrigo, um dos produtos tradicionais da região mais conhecidos entre os gulosos e não só. Ovos, açúcar e amêndoa são os ingredientes deste doce que vem embrulhado em papel metalizado colorido.

JORNAL DO ALGARVE

Comentarios

Entradas populares