Fiesta religiosa en Loulé

LOULÉ |Festa Pequena da Mãe Soberana no dia 24

Em Loulé, a tarde do domingo de Páscoa é também sinónimo do início de uma quinzena em que a imagem da padroeira, a Nossa Senhora da Piedade, desce o monte do seu santuário durante a chamada Festa Pequena. Um momento emblemático que só é superado com a Festa Grande que se realiza no final da quinzena em que a padroeira fica na cidade e junta diariamente, ao pé de si, centenas de pessoas que participam nas orações, novenas e sermões, na igreja de S. Francisco.
Após este período de vigília religiosa junto da padroeira, a população volta a juntar-se para acompanhar o regresso da Mãe Soberana até ao Santuário. Este é um momento apontado como ex-líbris do maior evento religioso realizado a sul do Tejo e que leva a Loulé devotos da Nossa Senhora da Piedade de todo o Algarve e visitantes de todo o país e além fronteiras.
A subida do monte até ao Santuário proporciona um cenário único onde a padroeira é levada em ombros pelos Homens do Andor ao som da Marcha da Mãe Soberana interpretada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva enquanto os devotos acenam com lenços brancos, pintando o monte de branco ou acompanham a subida acelerada.

JORNAL DO ALGARVE

Comentarios

Entradas populares