CHINA QUIERE TRABAJAR JUNTO A PORTUGAL


China quer trabalhar de "mãos" dadas com Portugal

Presidente chinês elogia parcerias com Portugal e considera que relações entre os dois países atingiram um "ponto histórico".
|
 
Cavaco Silva com o seu homólogo da República Popular da China, XI Jinping
Cavaco Silva com o seu homólogo da República Popular da China, XI Jinping / Lusa
O Presidente chinês Xi Jinping considerou hoje que as relações entre Portugal e a China atingiram um "novo ponto de partida histórico" e manifestou-se disposto a aprofundar a parceria estratégica entre os dois países.

A afirmação foi feita no âmbito de uma declaração no final da reunião com Cavaco Silva, que foi hoje recebido com todas as honras no Grande Palácio do Povo, frente à célebre praça Tiananmen, com salva de 21 tiros, festejos de crianças, fanfarra e Guarda de Honra, perante as duas delegações, portuguesa e chinesa.

"Um velho amigo do povo chinês", assim chamou Jinping ao Presidente português, evocando o papel deste na boa resolução do processo de transição de Macau, feito durante o seu mandato como primeiro-ministro.

Xi Jinping citou aliás dois ditados, um português e um chinês, para elogiar Cavaco: "Amigo velho é parente" ou, na versão chinesa, "quando vem amigo de longe é motivo de puro prazer". E acrescentou: "é o nosso primeiro encontro, mas tenho a sensação de encontrar um velho amigo que já conhecia há muito tempo".

Presidente Jinping quer trabalhar de "mãos dadas" com Portugal

O líder chinês afirmou que as relações entre os dois países se baseavam na "boa confiança política", eram pragmáticas e frutuosas, e que havia vontade da parte chinesa em "explorar as potencialidades da cooperação em benefício mútuo", trabalhando de "mãos dadas".

Em particular, Jinping referiu-se ao interesse chinês de trabalhar numa base de "cooperação triangular", em África e na América Latina, assim valorizando a ligação particular de Portugal com o mundo lusófono. O líder chinês congratulou-se ainda com o facto de Portugal "estar a sair da assistência internacional e das dificuldades criadas pelas dívidas".

As duas partes, resumiu ainda o mais forte líder chinês das últimas décadas, querem promover as quatro parcerias, da paz, crescimento, reforma e civilização, no âmbito da parceria estratégica global entre a China e a União Europeia.

Convite para visitar Portugal

Na sua intervenção, Cavaco Silva reconheceu igualmente a "vitalidade sem precedentes" das relações entre os dois países em todos os domínios e convidou Xi Jinping a visitar Portugal, desejando boas perspetivas para o "sonho chinês", o programa de renascimento da nação chinesa lançado pelo novo líder chinês, no cargo há ano e meio.

Antes das respetivas declarações finais, os dois presidentes assistiram à assinatura de três acordos de Estado (nas áreas da cultura, língua, educação, desporto, juventude e comunicação social e investigação no mar) e outros três empresariais, um entre a EDP e a China Three Gorges (um protocolo para aumentar as parcerias), outro entre a Caixa Seguros/Fidelidade e a Fosun chinesa para encerramento do processo de privatização, e um acordo entre os bancos BES e China Development Bank de renovação de uma linha de financiamento.

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares