LA EMIGRACION DESDE PORTUGAL CRECIO DESDE EL 2010

Investigação conclui que números da emigração pecam por defeito

O projeto Generation E, que reuniu histórias de 1200 jovens portugueses que emigraram desde que a crise financeira começou, defende que o número de jovens emigrantes dos países do Sul da Europa é, na realidade, o dobro do registado oficialmente, porque muitos dos jovens não alteram a residência. Segundo os dados oficiais, só em 2013 emigraram 110 mil portugueses e mais de metade dos jovens portugueses admite emigrar.
Dos 1221 jovens que participaram no inquérito, lançado no início de Setembro, no âmbito do projeto de investigação Generation E, 532 não registaram oficialmente a sua mudança de residência. Mais de 80% das respostas correspondem a pessoas com formação superior.
A emigração portuguesa alcançou, nos últimos anos, números que excedem o máximo histórico assinalado no final da década de 60, em plena guerra colonial. Desde 2010, mais de 200 mil portugueses entre os 20 e os 40 anos saíram oficialmente o país, como emigrantes permanentes, por um período superior a um ano, ou temporários. E, apesar de impressionantes, segundo a investigação Generation E, estes números pecam por defeito, pois a livre circulação possibilitada pelo acordo de Schengen e a ausência de registos oficiais de saídas dificultam a monitorização do fenómeno.
“Estimar e caracterizar a emigração de um país requer que se compilem os dados sobre a entrada e permanência dos emigrantes desse país nos países de destino”, frisa o Relatório Estatístico da Emigração Portuguesa de 2014 sobre o facto de apenas serem registados os números da imigração.
Das 1221 respostas analisadas pelo projeto Generation E, 714 indicavam as questões laborais como determinantes para a decisão da emigração. No entanto, há ainda os que saem por opção: para estudar, ir atrás de um amor ou apenas conhecer novas realidades.
A investigação tentou, ainda, quantificar as intenções de regresso dos jovens emigrantes que responderam ao inquérito e concluiu que há desejo e esperança de voltar, mas não num futuro próximo.
O projeto Generation E foi realizado por uma equipa internacional de jornalistas, com o objetivo de perceber os fluxos invisíveis da emigração jovem dos países europeus mais afetados pela crise económica.
A investigação ainda está a decorrer no site da Generation E, onde é disponibilizado oinquérito em português, italiano, espanhol, grego, inglês e alemão.
http://www.porta351.com/arquivo/3279

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares