MUSICAL "EVITA"/ ARTISTAS PORTUGUESES EN LONDRES

“No meio artístico os portugueses estão cada vez mais bem representados em Londres”

Madalena Alberto é a atriz portuguesa que levou ao palco do Dominion Theatre, uma das maiores salas do West End em Londres, a história de Evita. O papel de protagonista neste musical valeu-lhe, para além de muitas críticas positivas, a nomeação para o prémio “Best Actress in a Musical”, dos “What’s on stage awards”. Os resultados serão conhecidos hoje. Aos trinta anos, Madalena vive em Londres há 13 e já participou em musicais como “Os Miseráveis”, “Fame”, “Chicago”, “Zorro the Musical”, “Godspell” ou “Jekyll and Hyde”, mas foi no ano passado, com o papel de Evita, que chegou às páginas dos jornais britânicos. Enquanto aguarda, ansiosamente, pelo resultado do prémio, “uma honra enorme”, Madalena Alberto falou à Porta351 do seu percurso, dos seus sonhos e das saudades de Portugal: da praia, da família e dos amigos.
Por Martha Mendes
1. Estava nomeada para o prémio “Best Actress in a Musical”, dos “What’s on stage awards”, pelo seu papel no musical “Evita”, cujos resultados estão prestes a ser divulgados. Qual a importância desta nomeação para a sua carreira?
M. A.: 
É difícil ver os resultados da nomeação na altura em que ela decorre. Às vezes, só quando olhamos para trás é que temos a noção do caminho percorrido. Mas o facto de ter sido uma nomeação do público significa que o meu trabalho tocou muita gente é isso é reconfortante. Ter sido nomeada juntamente com grandes estrelas de teatro, cinema e, até, música pop é também uma honra enorme.
2. Como é que uma atriz portuguesa consegue vingar em Londres e aceder a um papel como protagonista numa peça desta dimensão?
M. A.: 
Eu já estou em Londres há muito tempo. Fui convidada a estudar em Londres durante três anos e desde aí tenho tido um percurso feito de muitas audições, rejeições e trabalhos indesejados, mas também de alguma sorte, e fui construindo uma carreira sólida neste meio. Comecei por baixo com papéis em ensamble (corte de baile), swing (tem se saber os papéis de todo o ensamble), understudy (saber o papel da protagonista), alternate (alternar espetáculos com a protagonista) e finalmente, depois de muito trabalho, cheguei a protagonista. E todos estes trabalhos me ensinaram muito, como estar em palco e fora dele. Tive a oportunidade de ser protagonista em vários musicais, nomeadamente no “Fame”, “Jekyll and Hyde”, “Piaf”, “Lés Miserábles”, e todos estes trabalhos me prepararam para a Evita. O facto de ser portuguesa teve tanto de negativo como de positivo no início da carreira. Até que resolvi trabalhar as minhas diferenças em vez de tentar parecer ou soar como os meus colegas. Isso deu-me certas vantagens, por exemplo, em Evita mostrar o meu lado mais sofrido de Fado ajudou muito.
3. Vai continuar a trabalhar nos palcos ingleses? Quais são os seus projetos para o futuro?
M. A.: 
Sim. Ainda não tenho nada de concreto porque não me quero apressar a tomar decisões no que fazer a seguir. Estou muito aberta a novos projetos e a sair da minha zona de conforto. E o futuro tanto pode ser em Londres como em Portugal ou em qualquer parte do mundo!
4. Vive há 13 anos em Londres. Qual é a ideia que os ingleses têm de Portugal e dos portugueses?
M. A.: 
Pelo menos no meio artístico os portugueses estão cada vez mais bem representados em Londres, a demonstrar não só que têm talento, mas também grande força de vontade e espírito de luta e trabalho.
5. De que é que sente mais saudades de Portugal?
M. A.:
 Em Portugal faz-me falta o trabalho que lá fora me tem dado tanto gozo. Lá fora faz-me falta a praia, a família e os amigos. É difícil estar-se cem por cento satisfeito se vamos depender de circunstâncias exteriores, por isso o melhor é fazer de tudo para estarmos bem em qualquer lugar. O resto é um bónus!

1621793_691508067578513_8411660112050401253_n
Aos trinta anos Madalena Alberto brilha nos palcos de Londres
www.porta351.com

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares