CUMPLIO 25 AÑOS EL PRIMER BEBE DE PROBETA PORTUGUES

Primeiro bebé-proveta português é uma figura pública, o futebolista do Sporting Carlos Saleiro. Desde 25 de fevereiro de 1986, o médico responsável, António Pereira Coelho, já fez nascer mais de mil crianças com recurso à fertilização in vitro.

O primeiro bebé-proveta português (Carlos Saleiro, futebolista do Sporting) nasceu há 25 anos, um acontecimento que mudou a forma como a sociedade via a infertilidade e foi vivido pelo médico responsável com uma felicidade só comparável à que sentiu quando foi pai e avô.

Seria um bebé igual a tantos outros, mas o facto de ter sido concebido através de uma técnica de Procriação Medicamente Assistida (Fertilização In Vitro – FIV) deu-lhe honras de primeiras páginas da imprensa portuguesa.

A “festa” foi vivida a 25 de março de 1986 na Unidade de FIV do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde o médico é responsável pela parte laboratorial.

O médico responsável, António Pereira Coelho, recorda hoje “o momento de festa” que se prolongou nos dias, semanas e meses seguintes. Afinal, Portugal revelava que estava ao nível de outros países europeus no que diz respeito ao desenvolvimento científico na área da medicina da reprodução.

Fuente: Jornal do Algarve

Comentarios

Entradas populares