Estudo: O que fazemos mal todos os dias

Sentar na retrete
Nas casas de banho modernas, a pessoa fica sentada em vez de estar de cócoras, posição que, segundo o estudo israelita publicado na 'Digestive Diseases and Sciences', é a mais indicada para a anatomia humana: exige menos esforço e reduz o risco de problemas como hemorróidas.
Charles Murray, médico britânico do Royal Free Hospital, aconselha as pessoas a porem algo debaixo dos pés quando estão na retrete para simular a posição de cócoras.

Relaxar depois de jantar
Do sofá, “as pessoas vão geralmente para a cama, e comer antes de ir dormir, sem exigir que o corpo gaste energia, faz com que os alimentos ingeridos tenham maior probabilidade de se transformarem em gordura”, explica Claire MacEvilly, nutricionista do Laboratório de Pesquisa de Nutrição Humana da Universidade de Cambridge.
Uma caminhada rápida de 20 minutos podia inverter a situação e é, segundo ela, a verdadeira chave para não engordar:
“Um jantar leve seguido de exercício relaxante melhora o físico e é saudável.”

Dormir oito horas seguidas
A maioria dos médicos defende que um adulto deve dormir oito horas, mas o especialista em sono Jim Home diz que essa convenção moderna pode causar mais cansaço.
“Dormir 15 minutos durante o dia pode ser mais eficiente do que uma hora a mais durante a noite”, defende o professor da Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Há centenas de anos, as pessoas dormiam duas horas ao final da tarde e deitavam-se à meia-noite para um sono ininterrupto de quatro horas.
“Se os homens das cavernas dormissem a noite toda, teriam sido comidos vivos”, brinca.

CORREIO DA MANHA

Comentarios

Entradas populares