Portugueses en Andorra/ Êl Futbol Club Lusitanos participa en la Liga Europea




A iniciativa de promover um encontro de futebol entre residentes portugueses em Andorra oriundos de Viana do Castelo e Amarante, foi o detonante para a criação do Futebol Clube Lusitanos, clube que viria a ser denominado de Lusitanos em “homenagem” ao país que um dia os viu partir.
No ano de 1999, Arlindo Lima Marques, natural de Sub Portela (Arcos de Valdevez) e António Pereira Fernandes, natural de Amarante, promoviam um encontro amigável de futebol e o êxito da iniciativa levou os dois promotores a iniciarem os trâmites para a apresentação dos estatutos do Clube Desportivo junto do Governo andorrano.
O espaço social do Clube foi inicialmente constituído no Bar Albert, responsabilizando-se pela presidência Manuel Adão Ribeiro, natural de Amarante. Nesse mesmo ano, era constituída uma equipa sénior para participar na 2ª divisão do campeonato nacional andorrano.
A temporada 1999/2000 marcaria o início da actividade oficial do Clube, tendo como treinador José Augusto, natural de Amarante, o qual, dirigindo os seus jogadores, jornada após jornada, viria a conseguir o primeiro lugar da 2ª divisão do campeonato andorrano.
Na temporada 2000/01, a subida de escalão para a 1ª divisão leva o clube a formar uma nova equipa para ocupar o lugar deixado pelos campeões da segunda divisão.
Após a época 2001/02, o Futebol Clube Lusitanos entraria na história do futebol andorrano ao vencer a Copa Constituição, modalidade equivalente à Taça de Portugal. A vitória por 2-0 ao Inter de Escaldes no dia 2 de Junho, viria a consagrar a equipa formada por residentes portugueses além de atribuir o prémio de melhor jogador a Jorge Carvalho Monteiro, natural de Fridão (Amarante) e autor dos dois golos da equipa lusitana. A partir de 2001 e sob a presidência de Manuel António Leite Vieira, natural de Amarante, a sede social do clube seria mudada para o Bar Nou, espaço que ainda hoje ocupa.
A melhora do coeficiente de Andorra na UEFA viria a permitir a inscrição de uma nova equipa para disputar a Europa League condição que viria a favorecer o quarto classificado na Liga Nacional de Futebol e naturalmente o F C Lusitanos.
Embora longe de Portugal, o F C Lusitanos tem a possibilidade de representar a Federação Andorrana de Futebol com as cores Lusitanas e naturalmente com o orgulho de ser português.

Aunque lejos de Portugal, el Futbol Club Lusitanos tiene la posibilidad de representar a la Federación Andorrana con los colores lusitanos y naturalmente con el orgullo de ser portugués.

Comentarios

Entradas populares