LA IMPORTANCIA DE LOS EMIGRANTES


"A importância dos emigrantes da diáspora para Portugal ultrapassa o plano económico. É uma importância política, cultural", afirmou José Cesário à Agência Lusa, na fronteira de Vilar Formoso, à margem de uma campanha de segurança rodoviária denominada "Sécur'été", promovida pela associação de jovens luso-descendentes Cap Magellan.
"Portugal só é o que é porque tem quase cinco milhões de pessoas espalhadas pelo Mundo", defendeu. "É isso que nos dá dimensão a nível internacional", acrescentou o governante, dizendo que "o primeiro activo" no estrangeiro "são os portugueses".
José Cesário salientou que o significado dos emigrantes, do ponto de vista económico. "Estamos a falar, ainda hoje, de cerca de 2400 milhões de euros anuais de remessas [financeiras] e um investimento enorme no país, feito nas mais variadas áreas", com destaque para o imobiliário e o turismo, declarou.
Segundo o governante, "é bom perceber" que, na actualidade, as comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro "já são maioritariamente constituídas por pessoas que nasceram fora de Portugal e que são políticos, académicos, investigadores, artistas, são empresários com uma dimensão idêntica aquela que têm aqueles que nasceram ao seu lado, nos países onde estão e que são cidadãos desses países".
"Isto dá uma dimensão nova à nossa diáspora, dimensão essa que é preciso, naturalmente, compreender e aproveitar", reconheceu ainda

JORNAL DE NOTICIAS.

Comentarios

Entradas populares