EMIGRANTE PORTUGUES PRESENTA LIBRO EN PORTUGAL

Emigrante condecorado pela Rainha de Inglaterra apresenta livro em Portugal


O português Lino Pires, que recebeu em Inglaterra a Medalha do Império Britânico, apresentou a sua biografia, no final do dia de terça-feira, em Oleiros e em Castelo Branco, onde foi também homenageado por familiares e amigos.
Lino Pires, proprietário de um dos mais conceituados restaurantes daquele país (Butchers Arms) foi recebido pelos dois presidentes de câmara, José Marques (Oleiros) e Joaquim Morão (Castelo Branco), e também por muitos amigos de longa data.
"A sua determinação é um incentivo para todos nós", salientou José Marques, acrescentando que Lino Pires "trilhou um caminho de mérito que o levou ao topo da sociedade britânica sem nunca perder o sentido da solidariedade".
Joaquim Morão, por seu lado, realçou o facto de Lino Pires "ter tido sempre sucesso, mas também ter proporcionado esse mesmo sucesso a muitas outras pessoas a quem ao longo de todos estes anos deu emprego".
As duas apresentações do livro depressa se transformaram em tertúlias familiares e de amigos, com muitas histórias e episódios a serem recordados.
"Houve um dia de inverno rigoroso em Inglaterra, em que a neve impedia o acesso ao restaurante. Nós pensávamos que era impossível abrir o estabelecimento. Mas a perseverança de Lino Pires fez com que ele próprio começasse a desimpedir o acesso à casa. Nesse dia, a sala encheu por várias vezes", recordou Isabel Nascimento, na altura sua funcionária.
Lino Pires, 80 anos, natural de Vinha, freguesia de Sarnadas de São Simão, concelho de Oleiros, recebeu no passado dia 19, em Inglaterra, a Medalha do Império Britânico, distinção entregue por um representante da Rainha.
A medalha entregue ao português, que vive desde os anos 1960 em Inglaterra, foi justificada pelos serviços prestados ao país, designadamente a doação de 260 mil libras ao Royal Marsden Hospital, em Surrey.
"A distinção tinha sido decidida pela Casa Real no início do ano e foi a primeira vez que aquela medalha foi entregue a um português", disse à Lusa Lino Pires.
"A verba foi conseguida com a venda da minha biografia, denominada "Fantastic". A doação foi um reconhecimento pelo facto de o hospital ter conseguido debelar, em 1997, a doença cancerígena que afetava o meu filho, Peter Pires", afirmou.
Lino Pires lembrou que teve os primeiros trabalhos remunerados em Castelo Branco, onde chegou a vender tabaco avulso no café Arcádia. Passou por Sintra, rumou a Inglaterra nos anos 1960 e, com o apoio da sua esposa, Augusta Pires, falecida em 2010, criou o Butchers Arms, um dos restaurantes mais conceituados daquele país.
No próximo dia 27, o livro será apresentado em Sintra, no Hotel Seteais, onde Lino Pires trabalhou após sair de Castelo Branco.
A versão portuguesa da sua autobiografia, Fantastic, foi traduzida por José Frederico Soares e editada pela Orfeu, em Bruxelas, cidade onde o livro já foi apresentado. 

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares