SANTA NOSTALGIA Y LOS ANTIGUOS LIBROS DE LECTURA DE PORTUGAL


Como apelido, nem parece nome de gente, de facto, mas o Prof. Manuel António Janeiro Acabado, nascido na aldeia de Pias, concelho de Serpa, no dia 24 de Novembro de 1888 é um dos importantes nomes das áreas da didáctica e pedagogia.
É conhecido principalmente pela autoria de inúmeros manuais escolares, sobretudo nas disciplinas da Língua Portuguesa e de Ciências. Pela sua dedicação ao Ensino e às primeiras letras, tornou-se popular o seu método, que por isso ficou conhecido como Método Janeiro Acabado.
Toda a sua vida profissional dedicou-a à causa do Ensino e da Formação, tanto de alunos como de professores. Desempenhou funções de professor do Ensino Primário, inspector, vogal do júri único dos Exames de Estado do Magistério Primário, Vogal da Junta Nacional de Educação, Presidente do Júri dos Exames de Adultos do Distrito de Lisboa. Até à sua morte, em 12 de Fevereiro de 1970, exerceu o cargo de director da Escola do Magistério Primário de Beja (que ele próprio fundara em 1956).
Pessoalmente tenho vários exemplares das suas inúmeras publicações que releio com gosto e com saudade dos meus tempos de aluno da escola primária. Sempre que surge a oportunidade, não hesito em adquirir os exemplares em falta.
janeiro_acabado_01
janeiro_acabado_02
janeiro_acabado_03
janeiro_acabado_04
janeiro_acabado_05


www.santanostalgia.com
janeiro_acabado_06

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares