GRAN NOCHE DE FADOS EN NUEVA YORK

LONG ISLAND PORTUGUESE LIONS CLUB


LEVOU A CABO GRANDIOSA NOITE DE FADOS









+++ No salão nobre do Mineola Portuguese Center,
com um público que soube ouvir e estar

Por HENRIQUE MANO, em Mineola, NY
LUSO-AMERICANO Newspaper
Editor-at-Large
www.lusoamericano.com

Em Mineola, sexta-feira à noite, fez-se silêncio para ouvir cantar o fado.
Foi assim que um extraordinário público de cerca de 200 pessoas se comportou no salão nobre do Mineola Portuguese Center, durante o serão fadístico organizado por um grupo de voluntários do Long Island Portuguese Club.
A própria Nathalie Pires, uma das atracções da noite, aplaudiu os presentes, lembrando que “saber ouvir o fado” é tão importante como interpretá-lo com alma.
Nem mesmo as (poucas) crianças no salão se fizeram ouvir.
“Desde que o público esteja disposto a ouvir fado”, diz Pedro Botas, o cabeça de cartaz, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, “as noites como esta são sempre positivas.”
A iniciativa foi uma acção de angariação de fundos do LIPLC, que apostou nas duas vozes do jovem fado luso-americano com maior projecção: Nathalie Pires e Pedro Botas – ambos em estreia absoluta não em Long Island, mas na sala do Centro.
A ocasião serviu igualmente para que o jovem português Pedro Botas, de Newark, NJ, que está no 2.º ano do curso de contabilidade, apresentasse em Mineola o seu primeiro trabalho discográfico – ‘Saudades trago comigo’, uma edição de autor com 12 faixas.
Antes que se cedesse espaço ao fado, houve tempo para Anthony Morais e três alunas da escola de concertinas do ‘Alheirense’ interpretarem alguns números. Seguidamente, Nathalie Pires – com a garra de fadista que se lhe conhece – abriu a primeira parte do espectáculo, interpretando alguns dos temas mais conhecidos da canção nacional.
A fadista presentaria mais tarde Pedro Botas, que se fez ao microfone com segurança, demonstrando que, apesar de estar no início de uma carreira que se prevê de êxito, já enfrenta o público com à-vontade.
No final da segunda parte, no momento de apoteose, Nathalie e Pedro interpretaram um tema a dois, provando existir uma saudável sinergia entre os artistas – que Mineola aplaudiu, duas vezes, de pé.
Durante a noite, o presidente do LIPLC, Manuel do Vale, agradeceu o empenho da comunidade e as muitas ofertas recebidas, tal como o trabalho de voluntariado dos ‘lions’ envolvidos na organização do evento; o grupo de senhoras, encabeçado por Maria do Carmo Correia, foi chamado ao palco e deixou-se fotografar para a posteridade.
Ficou a certeza de que, em Mineola, a apetência pelo fado de qualidade está vivo e recomenda-se. Quando se trata de fazer o bem sem olhar a quem, a comunidade portuguesa da região não pensa duas vezes…



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares