UNA VISITA A LOS FAROS ALGARVIOS

Entre a terra e o mar: uma visita aos faróis algarvios

Quem é que já subiu ao alto da torre de um farol? Para todos os que responderam «eu não», aqui fica a sugestão de espreitarem o interior dos seis faróis da costa algarvia abertos a visitas e de ouvirem os relatos dos faroleiros que todos os dias ajudam a indicar o caminho aos navegantes. Uma viagem em terra mas com os olhos postos no mar é o que propomos então hoje.


Farol de Santa Maria (fonte: Marinha Portuguesa - Direção de Faróis)

Os faróis do Cabo de São Vicente (Sagres), Ponta da Piedade (Lagos), Alfanzina (Portimão), Ponta do Altar (Ferragudo), Santa Maria (Olhão) e Vila Real de Santo António são as torres luminosas do Algarve que podem ser percorridas pelos turistas e pelos curiosos do mundo da navegação costeira.

Estas sentinelas silenciosas que alertam para o perigo de encalhe podem ser vistas de perto desde novembro do ano passado num programa que inclui três visitas diárias gratuitas, às quartas-feiras, com início às 14h00, 15h00 e 16h00.

Além dos amplos ângulos de visão que proporcionam, com grandiosas panorâmicas sobre a terra e o mar, estas estruturas também têm histórias para contar. Sabiam, por exemplo, que o farol da Ponta da Piedade foi erguido em 1913 no local de uma antiga ermida? E que por este motivo a sua construção não foi pacífica, tendo os habitantes da zona manifestado o seu desagrado pela demolição da capela de Nossa Senhora da Piedade?

Ouçam estas (e outras) histórias e deixem-se envolver pela ótica e pelas técnicas de orientação dos faróis do Algarve.

Farol de Vila Real de Santo António (fonte: Marinha Portuguesa - Direção de Faróis)


Curiosidade:
Os faróis algarvios foram visitados por quase 400 pessoas em apenas dois meses, segundo os últimos dados da Marinha Portuguesa – Direção de Faróis, que ainda não incluem fevereiro.

Fuente: TURISMO DO ALGARVE

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares