MAS DE 920 MIL DESEMPLEADOS EN PORTUGAL LLEVAN A AUMENTAR LA EMIGRACION/ Artículo de "Comunidad Alemanha"

Emigrar – sem alternativa

A situação económica em Portugal e o agravar da taxa de desemprego aumenta a emigração. São já mais de 920 mil os desempregados em Portugal. A taxa de desemprego estimada pelo Instituto Nacional de Estatística pa...ra o quarto trimestre de 2012: 16,9 por cento. Falta de perspectiva a nível nacional obriga muitos portugueses, muitos académicos, a optar por outros Países. E actualmente não surgem sinais de contorno. A estimatia da taxa é para subir em 2013. A muito pregoada política de criação de emprego e de aumento da competividade económica continua a ser retórica.

O governo está desacreditado e psicológicamente as pessoas não vêm uma luz no tunel. Resta conquistar novamente a confiança da nação com uma nova alternativa governamental. Tudo isto depende pouco dos portugueses a viverem fora de Portugal, depende muito do agir do Presidente da República.

A acção do Estado em relação aos novos fluxos migratórios tem sido muito limitada. O SECP prefere vir à Alemanha, a Mainz, entregar uma mini-biblioteca, que se encontrar com as estruturas da Comunidade e consular para dar respostas adequadas aos problemas que estão a surgir.

O SECP, como declara o Deputado, Carlos Gonçalves (PSD), nesta semana, no seu mural, lançou uma campanha no sentido de informar os cidadãos que tenham a intenção de deixar o país para trabalhar no estrangeiro. Só que após o lançamento pouco ou nada se regista. Própriamente na Alemanha quem está a divulgar a informação é em especial a Berlinda Ação Social, o Comunidade Alemanha e o Portal da Comunidade Alemanha.

O deputado também fala de “parcerias que a SECP estabeleceu com um conjunto de instituições das nossas comunidades na área social de apoio aos novos migrantes” e lamenta estas não serem comentadas, mas teremos que registar que estas parcerias na Alemanha são desconhecidas.

Na verdade o governo não convence com a sua Política para as Comunidades. Ultimamente o SECP concentra-se mais em actos de entrega de medalhas de honra e visitas de País para País, mas sem um plano estratégico. Para poder gerir a nova emigração precisam-se de dados e estudos concretos. Não existem. Precisam-se de instrumentos e estruturas para que esta nova emigração seja útil para Portugal.

Primeiramente, serve a emigração para reduzir a pressão social. É de lamentar que esteja a saír mão de obra qualificada (“a nossa inteligência”). Mas se o Estado português mantivesse um bom acompanhamento deste grupo no estrangeiro, uma emigração de 2 ou 3 anos, poderia ser muito muito importante para a internacionalização da economia portuguesa. Mas nada se faz.

Desde que os Consulados foram reduzidos meramente a unidades administrativas e a permanências consulares a interacção com a Comunidade é reduzida, pelo menos na Alemanha. Só na área cultural é que o Consulado Geral de Düsseldorf se está a destacar.
Os conselhos consultivos podiam ser activados no sentido de procurarem um elo de ligação com os novos emigrantes portugueses.

Esta semana no site do Comunidade Alemanha tivemos intervenções por parte de Manuel Campos (do Comunidade Alemanha) e de Luis Freitas. Manuel Campos alerta com a sua poesia que a história em parte se repete. Também nos anos sessenta e seguidamente muitos portugueses tiveram que saír do País. Com a ideia de Luis Freitas que se deveria fazer muito mais para evitar a emigração, concordamos.

N.R. Comunidade Alemanha




Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares