¿ALGUIEN LE EXPLICA AL EMBAJADOR SILVEIRA BORGES QUE PORTUGAL ES PARTE DE LA PENINSULA IBERICA?


Lisboa - Máscaras, gastronomia e música animam o Rossio

 

De 8 a 11 de Maio decorre no Rossio, em Lisboa, o IX Festival Internacional Máscara Ibérica, um evento que leva à capital máscaras ibéricas, gastronomia nacional e espanhola e muita música. O desfile da Máscara Ibérica, dia 10, é um dos pontos altos desta iniciativa.

Café Portugal; Foto - PROGESTUR | quinta-feira, 10 de Abril de 2014

As máscaras de expressão diabólica e frenética são comuns no Norte e Centro de Portugal. A tradição está ainda patente noutras localidades espanholas e mesmo italianas. Grupos de homens de todas as idades mantêm viva esta tradição pagã que pode ser apreciada em Lisboa de 8 a 11 de Maio no IX Festival Internacional Máscara Ibérica.

No dia 10, pelas 16h30, mais de 500 participantes vão concentrar-se na Praça do Município e percorrer as ruas da baixa pombalina «atemorizando» todos o que estiverem por perto, sobretudo as mulheres. O Desfile da Máscara Ibérica é um dos pontos altos desta festa que traz à capital portuguesa 30 grupos de mascarados oriundos do Norte e Centro de Portugal, de Itália e de localidades espanholas como Salamanca, Cáceres e Zamora.

O palco principal deste festival é a Praça do Rossio onde se concentram os mascarados ao longo dos três dias de festa e onde decorre uma mostra da cultura ibérica. As diferentes regiões trazem o que de melhor têm em artesanato e iguarias gastronómicas como enchidos, doçaria, vinhos. Há demonstrações de cozinha ao vivo e provas de vinho.

Nesta praça expõe-se também as fotos vencedoras do concurso de fotografia do Desfile com a Máscara Ibérica 2013.

A animação de rua é uma constante com actuações do grupo de Pauliteiros da Granja (Portugal), dos Sidros de Valdesoto (Astúrias), do grupo Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada (Itália), Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha), entre outros.

Na Praça do Rossio vai ainda ser colocado um palco, chamado Ibérico, onde decorrem concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo.

Sexta-feira, dia 9, a noite é dedicada a Espanha e conta, a partir das 22h00, com a actuação dos Skama la Rede, grupo que já participou em edições anteriores do festival. No sábado, dia 10, actua Kepa Junquera, às 22h00. Domingo, dia 11, às 18h00, a música é em português com Ginga.

O IX Festival Internacional Máscara Ibérica é organizado pela PROGESTUR (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural), em parceria com a EGEAC, a empresa municipal da cidade de Lisboa responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.
 
Fuente: Café Portugal



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares