CIENTIFICOS PORTUGUESES ESTUDIAN EL LENGUAJE DE LOS ANIMALES


Portugueses estão a estudar a linguagem animal

Portugueses estão a estudar a linguagem animal
A equipa realizou já ensaios com peixes-zebra em aquários de forma a conhecer as suas interações e comportamentos
Cinco investigadores portugueses estão a participar num projeto europeu inédito com o propósito de criar dispositivos artificiais capazes de compreender a linguagem animal, o que poderá lançar bases para a administração do ambiente das sociedades animais através da robótica.

Em declarações à Lusa, Luís Correia, investigador do Laboratório de Modelação de Agente da Universidade de Lisboa, a única instituição portuguesa a participar no projeto europeu FOCAS (Fundamentos de Sistemas Adaptativos Coletivos), os robôs que estão a ser desenvolvidos vão adaptar-se ao meio animal por intermédio de algoritmos evolutivos até aprenderem a interagir com os animais.

De acordo com o especialista, a inovação poderá conduzir ao desenvolvimento de robôs ou dispositivos que interajam com animais que 'funcionam' em coletivo, como os rebanhos, permitindo apurar se tais dispositivos "têm alguma influência" nos seus comportamentos e interações.

"Nós tentamos fazer interagir as populações em ambientes animais e meios diferentes. Por exemplo, as abelhas no solo - em terrenos tipo colmeias - e os animais na água por via de dispositivos artificiais e do meio digital", exemplificou Luís Correia.

www.boasnoticias.sapo.pt

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares