Historias de la infancia

O MENINO QUE FOI AO AÇÚCAR



Depois do café do almoço, a mãe deixara o açucareiro sobre a mesa da sala de jantar, indo à cozinha dar umas ordens à criada. Quando voltou, viu logo que algum dos filhos tinha ido ao açúcar. Chamou-os:
— Francisco, Rafael, Maria, venham cá. Qual vocês meteu a mão no açucareiro?
— Eu não fui, mamã — respondeu logo Maria.
— Nem eu, mamã acudiu Francisco
— Pois eu é que, não fui — exclamou Rafael.
A mãe, então, lembrou-lhes que era muito feio mentir e que quem confessava uma culpa, merecia perdão. Contudo, nem assim o lambareiro se acusava.
Bem, como nenhum de vós foi ao açúcar, fico satisfeita. Eu tinha-lheposto remédio para matar, as formigas. Ora, se algum de vocês comesse uma só pitada que fosse, morria, se eu o não levasse ao médico
E já ela se levantava da cadeira em que se sentara, quando Rafael, chorando muito, disse
— Mamã, leve-me ao médico a mim.
Livro de Leitura de João Grave, 3ª Classe, ilustração de Laura Costa

www.diasquevoam.blogspot.com

Comentarios

Entradas populares