CINCUENTA AÑOS DE LA COMUNIDAD PORTUGUESA EN ALEMANIA/ PALABRAS DE UN EMIGRANTE

 NOVAS DESCOBERTAS

Faz hoje 50 anos que foi assinado o "Acordo bilateral para fornecimento de mão-de-obra" entre a Alemanha e Portugal.
Como parte integrante e activa desse acordo, por ser emigrante, presto aqui a minha homenagem a todos os companheiros de destino, com uma Canção-Reflexão sobre a nossa própria história.

Era um castelo cheio de ilusão...
onde os fantasmas tinham corpo e voz
e o seu eco na noite fazia tremer
cada sonho dentro de nós...

Desde o berço à sepultura
por mil mares naveguei
e segui tantas estrelas
que não tinham luz, nem cor.
Foi no auge d`aventura
que passei o Bojador
e fugi a mil sereias
que me tentaram levar

E os meus castelos d`água,
onde foi a naufragar
a fúria doutra sorte bem pior,
quebraram-se nas margens
duma vontade sem par
onde a estrela d´alva
brilha em seu fulgor.

Foram tantos os naufrágios
e as derrotas que sofri
às tormentas do meu corpo
consegui sobvreviver.
Se venci duras batalhas,
outras tantas já perdi
e nos antros da memória
fui escravo e fui senhor.

À procura dos meus sonhos
fiu a guerra e fiz a paz
conquistei a liberdade e o amor.
e é na força do meu canto
que levanto a minha voz
contra o ódio, contra o medo e contra a dor.

Foi nas tuas longas praias
que eu parti, sem ser por mar
e deixei atrás mil sonhos
que ali nunca deram flor.
Saltei muros e fronteiras
com que tentaram travar
o desejo bem mais forte
que me fez aqui chegar.

Noutras terras, doutras gentes,
o meu corpo se sangrou
em busca dos fantasmas que sonhei.
Fui de novo à descoberta
do mundo que atrás ficou:
foi a Pátria Lusitana que encontrei.

-Manuel Campos-


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares