PORTUGAL VUELVE A CRECER

 Fuente: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO332874.html

A aceleração: Portugal volta finalmente ao crescimento

Carros também estão a recuperar

Por Ana Rita Guerra||Ilídia Pinto||Erika Nunes

No momento em que o Banco de Portugal anuncia algo extraordinário - o país vai crescer nos próximos três anos, o tecido empresarial português comporta-se como um doente que recebeu tratamento com choques elétricos na cabeça: com desconfiança e alguma apatia.
A saída da recessão, que os números do Boletim Económico da Primavera confirmam, chega numa altura em que as empresas já se viraram para fora, reduziram o seu tamanho ou abandonaram segmentos de negócio, e talvez por isso não haja uma onda de otimismo a varrer o país. 
O que os números do BdP revelam é que não só Portugal vai crescer de forma sustentada (1,2% este ano, 1,4% em 2015 e 1,7% em 2016) como grande parte desse impulso será dado pela retoma do consumo privado. E a subida dos indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores, que atingiram em março máximos de quatro anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística, reforçam a ideia de que a recuperação vai acontecer mais cedo do que se esperava.
O que não necessariamente influenciará as estratégias das grandes empresas, como é o caso da construtora Soares da Costa. O CEO, António Castro Henriques, não só afirma que “obviamente que não” vai alterar nada, como questiona: “Mas alguma empresa muda o seu plano de investimento por causa das previsões do Banco de Portugal?” Castro Henrique sublinha que, no que diz respeito à construção , não há qualquer recuperação à vista, pelo que, falar de investimentos ou criação de empregos não faz sentido. “Talvez em 2015 se comecem a ver sinais de retoma.”

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares