CONVOCATORIA EN COLONIA PARA CELEBRAR LOS 50 AÑOS DE LOS PORTUGUESES EN ALEMANIA

 
 O 50º aniversário da assinatura do acordo sobre o destacamento de trabalhadores portugueses para a Alemanha serve de pretexto para celebrar as últimas cinco décadas de presença portuguesa em solo alemão. Esta é uma ocasião para refletir em conjunto sobre conquistas e derrotas, integração e desintegração, a nova imigração e as perspectivas futuras das nossas comunidades.
A estação de Colónia - Deutz foi o primeiro apeadeiro e porta de entrada para a Alemanha de muitos milhares de portugueses chegados de comboio na década de 60 do século passado. E foi no dia 13 de Setembro de 1964 que chegou a esta estação o milionésimo “Gastarbeiter”, o português Armando Rodrigues de Sá. Nada mais natural do que comemoramos o aniversário na cidade de Colónia, precisamente no dia 13 de Setembro de 2014.
Há 50 anos, as autoridades alemãs receberam Rodrigues de Sá em festa, entregando-lhe uma motorizada Zundapp, que se encontra atualmente exposta na Haus der Geschichte, em Bona. Agora, a comunidade portuguesa na Alemanha pretende ligar os holofotes sobre os cinquenta anos que se seguiram a este evento. Vamos valorizar o passado, dignificando as pessoas, associações e instituições que, com o devido empenho, marcaram esse tempo. Mas vamos também reflectir sobre o presente e o futuro da nossa presença na Alemanha.
A iniciativa em Colónia parte da comunidade, e pretende ser uma festa da comunidade e para a comunidade, de todos para todos. Ela prevê um programa cultural, social e recreativo riquíssimo e para todos os gostos, a ter lugar em diversos pontos de Colónia. Todos os detalhes serão divulgados numa reunião de esclarecimento no dia
30 de Março, às 15:00 horas
na Missão Católica Portuguesa de Colónia Vorgebirgstr. 06
50677 Köln
Todos estão convidados a participar e a contribuir ativamente para estas comemorações.
Em nome do núcleo organizador e colaboração com a coordenação consular dos 50 anos da zona consular de Düsseldorf, agradecemos desde já o seu interesse e a sua presença.

José Gomes Rodrigues
Assistente Social e coordenador da zona consular de Düsseldorf

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares