Curso de gastronomia tradicional algarvia


O restaurante “Os Gambozinos” Martinhal Beach Resort & Hotel, em Sagres, está a receber até 30 de março a iniciativa “Sabores Vicentinos”, um curso de gastronomia tradicional algarvia, promovido pela câmara de Vila do Bispo.

O curso é composto por dois módulos – “cozinha regional” e “vinhos regionais” -, onde participam 20 formandos do ramo da restauração do município.

“No módulo de cozinha regional serão desenvolvidas técnicas de confeção de pratos regionais de peixe, marisco, carne e aves”, adianta a autarquia, dando como exemplos a feijoada de búzios, arroz de polvo, açorda de bacalhau, arroz de mexilhão, caldeirada à moda de Sagres, xarém de mexilhões, javali estufado, ensopado de borrego, lombinho de porco recheado com figos e amêndoas, feijão com couve, entre outros.

No módulo de vinhos regionais, o objetivo é que os formandos adquiram conhecimentos sobre vinho, nomeadamente as regras do serviço, temperaturas adequadas e acondicionamento do mesmo e ainda adquirir conhecimentos sobre a degustação de vinhos, principalmente as técnicas de prova e roda de aromas e conhecer os vinhos regionais do Algarve.

“Dotar os participantes de conhecimentos sobre as tradições alimentares do concelho, relacionadas com os produtos utilizados e métodos de confeção, de forma a incentivar a inclusão de pratos tradicionais nas ementas dos restaurantes do município são alguns dos objetivos desta iniciativa”, frisa a câmara de Vila do Bispo.


JORNAL DO ALGARVE

Comentarios

Entradas populares