Investigadores portugueses crearon software para reducir emisiones de CO2

Portugueses criam software capaz de reduzir drasticamente as emissões de CO2

Dois investigadores portugueses desenvolveram um software que reduz drasticamente o consumo de energia elétrica dos computadores e que se fosse aplicado à escala mundial evitaria a emissão de cinco milhões de toneladas de CO2 na atmosfera por ano.

A descoberta, a que os investigadores Carlos Reis e Jorge Pacheco deram o nome de “SPIRIT”, tem como objectivo reduzir o consumo de energia eléctrica e as emissões de CO2 associadas a este consumo por “infraestruturas de computação de média e grande escala”.

Por isso mesmo, não se aplica a utilizadores domésticos, com computadores isolados, disse em entrevista à Lusa Carlos Reis.

As chamadas “infraestruturas de computação de grande escala” são instalações de tipo industrial espalhadas pelo mundo que estão ao serviço de grandes companhias como a Google, a Microsoft e o Facebook.

Neste tipo de empresas ou entidades, os diferentes computadores, que podem ir de algumas centenas até às dezenas de milhar, estão ligados entre si através de uma rede de comunicação privada, uma intra-net.

As placas de rede destes computadores possuem uma funcionalidade que permite aos computadores que estão num estado dormente, “acordar” quando recebem pela rede o sinal apropriado, explicou o investigador.


JORNAL DO ALGARVE

Comentarios

Entradas populares