BIZCOCHOS DE AMOR... una sabrosa iniciativa


Biscoitos de amor

por FERNANDA CÂNCIO27 Agosto 2011
Biscoitos  de amor
Gosto pelos biscoitos da terra e da avó, mais uma boa dose de coragem foram a receita para chegar às melhores lojas 'gourmet'.
Lesmas. O nome não é muito apetecível, mas foi este doce de Ansião, a sua terra, que levou Rosa, 36 anos, licenciada em Economia, a ponderar a ideia de criar o negócio. "Estava numa altura da minha vida em que ou me estabelecia por conta própria ou procurava emprego. E pensei: o que posso fazer meu? Como na minha família se faziam muitos biscoitos, a começar pelas lesmas, que são uns bolinhos secos de azeite e canela, decidir abrir uma fábrica de biscoitos. Andei a vasculhar receitas antigas, de família e não só, fazia-as e dava-as a provar a várias pessoas conhecidas." Fixadas as receitas de arranque, em que avultam umas bolachinhas de amêndoa e outras de noz "da tia Luísa", pediu apoio à criação do próprio emprego (cerca de 30% do investimento) e usou todas as suas economias para montar a fábrica, que emprega duas pessoas "que conhecia e estavam desempregadas". Foi em Maio de 2010, em plena crise. "Mas não posso dizer que a estou a sentir muito porque só comecei a procurar clientes em Junho do ano passado, pelo que não tenho termo de comparação. E se as margens são reduzidas, também pela conjuntura, acho que estou no bom caminho. Fiz um plano de negócios a cinco anos e alguns dos objectivos foram conseguidos só ao fim de um."
No top das vendas, as bolachas de amêndoa. E dos sucessos, a entrada no clube gourmet do Corte Inglês, que confessa ter sido o seu principal objectivo. "É uma referência. E aceitaram-me de imediato o produto." Assim tão simples: agarrou nela e nos biscoitos, marcou uma reunião, e ei-los, aos saquinhos de celofane de rótulo com coração de filigrana ("Disse ao designer que queria um logótipo bem português, inspirado no galo de Barcelos e do coração de Viana, mas com um lettering actual para não parecer tudo da avozinha") nas prateleiras almejadas. Seguiram-se muitas outras lojas gourmet do País, que podem chegar à marca pelo sítio na Net - amordebiscoito.com - ou por recomendação de clientes. "Há quem experimente, goste, e queira vender."

DIARIO DE NOTICIAS

Comentarios

Entradas populares