FINES DE SEMANA VINICOLAS


O vinho é uma bebida que apela ao prazer. O prazer de o apreciar, de sentir o seu aroma, de o beber, mas também de o criar, de o produzir, no complexo e demorado processo que começa na vinha e termina no copo.
Todas estas dimensões são abordadas nos Fins de Semana Vinícolas promovidos pelas Pousadas de Portugal, que passam pelos vários momentos da vida deste néctar, da terra à boca.
Os cursos, com a duração de um fim de semana, decorrem em várias Pousadas nacionais que possuam ligação natural com zonas vinícolas.
Dão é uma delas. A viagem ao mundo do vinho abrange todos os sentidos e  começa com a visão, logo na chegada à Pousada de Viseu. Este edifício largo e imponente foi outrora o Hospital da Cidade. Depois de sofrer avultadas obras de remodelação, coordenadas por Gonçalo Byrne, é hoje uma Pousada de charme que se ergue, imponente, sobre a cidade, para dali a apreciar, num dos seus múltiplos terraços. O edifício abre os braços para nos receber no seu espaçoso conforto.
Depois de uma noite bem dormida, é logo pela manhã que se começa a entrar no universo do vinho.
Aprender a distinguir cores, aromas e paladares
Orientado por Tomás Caldeira Cabral, o curso começa por mostrar as três dimensões em que o vinho nos dá informação sobre si próprio, para poder ser melhor apreciado: visual, olfativa e gustativa. A sessão aproveita as horas do dia em que os sentidos estão mais apurados, explica o formador, responsável pela Confraria dos Aromas.
Depois da teoria, é tempo de passar à prática e perceber se é assim tão fácil distinguir cor, densidade e principalmente aromas, que podem variar entre combinações tão distintas como flores, madeira, terra, chocolate ou um improvável chichi de gato, "o que não é necessariamente mau", esclarece prontamente o formador.
Apurar os sentidos para esta variedade de aromas só é possível com o tempo e a experiência, mas esta é uma iniciação auspiciosa.
Sentir a vinha, provar o vinho
Perceber os aromas que o compõem, se a acidez do vinho é boa ou má, se é adequado para guardar ou beber já são apenas alguns dos conhecimentos adquiridos que vão além do estímulo dos sentidos.
Da sala passa-se, depois de almoço, literalmente para o campo. Na Quinta da Boavista, em Penalva do Castelo, propriedade da família de João Tavares há várias gerações, conhecemos e assistimos à verdadeira paixão pelo vinho. Uma visita às vinhas, que produzem as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen, com as quais João faz uma pequena produção de vinhos Terras de Tavares e Torre de Tavares dá o mote a uma tarde de surpresas e experiências.
O produtor considera os vinhos do Dão mais difíceis, porque mais complexos e maduros. Nesta região, elementos como a cultura, a terra e o clima agreste dão personalidade ao vinho. Ali, quanto mais tarde se apanhar a uva, que se quer em bagos pequenos, melhor. As vinhas em questão têm mais de duas décadas.
Desde a produção do ano transato até ao vinho mais velho, de 1997, guardado na adega, um local fresco onde 'amadurecem' os vinhos ali produzidos, o palato experimenta os diversos sabores oferecidos, sempre em torno daquelas três castas. No ambiente descontraído e familiar da Quinta da Boavista, João Tavares convida a saborear os néctares provenientes da sua produção, até ao mais recente, produzido em 2010, que para já descansa em cuba.
Gastronomia beirã à mesa da Pousada de Viseu
Depois de uma tarde recheada de aromas vínicos, a noite combina os sabores da forte gastronomia beirã com vinhos desta região. No centro nevrálgico da Pousada de Viseu, o seu majestoso hall central, é servido o jantar, confecionado pela mestria do chef João Santos. Bacalhau estaladiço com shot de Pepino, Pernil de Porco com Pasta de Caça e Creme de Cenoura e, para finalizar, Foundant de Abóbora com requeijão e Doce de Abóbora, confecionado na própria Pousada, aliam-se aos aromas dos vinhos densos e frescos desta região, criando uma soberba combinação de sabores.
Os fins de semana vinícolas das Pousadas de Portugal acontecem em várias regiões vinícolas do país, incluindo oDão, cuja sessão decorre sempre na Pousada de Viseu. As próximas ações estão previstas para Condeixa, Estremoz e Porto. Os preços, a partir de 160 euros por pessoa, incluem duas noites de estadia numa das Pousadas, curso, visita a uma quinta da região e jantar com prova de vinhos.

www.escape.pt

Comentarios

Entradas populares