FEROCES INCENDIOS EN TAVIRA Y SAO BRAS DE ALPORTEL


Mais de 850 pessoas combatem o fogo em Tavira e São Brás de Alportel (atualizada às 16h17)

O incêndio que lavra desde as 14h10 de quarta-feira continua ativo em duas frentes e ameaça populações e habitações.
O incêndio que lavra desde as 14h10 de quarta-feira continua ativo em duas frentes e ameaça populações e habitações.
Vários municípios algarvios estão a apelar aos cidadãos para doarem bens alimentares para ajudar os bombeiros no teatro das operações. Segundo os últimos dados da proteção civil, estão no terreno mais de 860 operacionais e 160 veículos.
As informações disponíveis até ao momento já permitem perceber que os prejuízos são avultados, tanto no concelho de Tavira como no de S. Brás de Alportel, tendo inclusive havido a necessidade de evacuar pessoas, devido à proximidade do fogo de habitações e instituições de apoio.
No Teatro de Operações (TO), encontra-se neste momento a operar um avião pesado Canadair espanhol.
Segundo apurou o JA junto da Proteção Civil, no Posto de Comando Operacional (PCO) também já se encontram três assistentes sociais e um psicólogo.
O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, apela ao governo que decrete o estado de calamidade pública face à larga área ardida nos últimos dias no concelho.
 Jorge Botelho afirmou esta manhã que um terço do território de Tavira está queimado. O autarca sublinha que este incêndio começou na freguesia de Cachopo, a cerca de 40 quilómetros da sede de concelho, e já chegou a Tavira, mas também às portas da vila de São Brás de Alportel, onde já foi evacuado um Centro de Medicina e Reabilitação por questões de segurança.
O presidente de São Brás, António Eusébio, diz que a situação é grave e há poucos meios no terreno no concelho, ao contrário do que acontece em Tavira, onde estão mobilizados mais de 600 bombeiros, apoiados por sete meios aéreos (quatro aviões e três helicópteros).
Neste momento, segundo informações recolhidas pelo JA, a situação está a causar muito alarme na zona do concelho de São Brás de Alportel. As chamas já chegaram a ameaçar várias localidades, muito próximas da vila de São Brás de Alportel. A estrada entre os dois concelhos já foi cortada devido à pouca visibilidade e ao ar quase irrespirável.
Uma das zonas em que a situação requer vigilância era a de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a meio caminho entre S. Brás de Alportel e Tavira, onde os habitantes estão desde ontem à noite alertados para a eventual necessidade de evacuar as suas casas.
Entretanto, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, visitou hoje de madrugada o posto de comando móvel situado em Cachopo e ouviu dos comandantes operacionais que não são necessários mais meios, além dos mais de 700 homens, com cerca de duas centenas de veículos, que se encontram no local e uma dezena de meios aéreos, que regressaram ao combate ao fogo esta manhã.

 http://www.jornaldoalgarve.pt/um-terco-do-territorio-de-tavira-ja-ardeu/
Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares