EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES

EL LIBRO DE LOS INMIGRANTES
Pídalo a lusodescendientes@yahoo.com.ar

martes, 28 de febrero de 2012

REVISTAS DE PORTUGAL





Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DIARIOS DE PORTUGAL 28-2-12



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

domingo, 26 de febrero de 2012

"Ainda Fado" se presenta en Villa General Belgrano

FADO EN CORDOBA

EL JUEVES 8 DE MARZO A LAS 20,30 HS SE PRESENTARA EN LA "CASA DE LA HISTORIA Y CULTURA DEL BICENTENARIO",AV. LOS MANANTIALES 45,VILLA GENERAL BELGRANO,PROVINCIA DE CORDOBA,REPUBLICA ARGENTINA EL GRUPO MARPLATENSE DE FADO "AINDA FADO".
Esta joven agrupación está compuesta por:
Alejandra Mosquera (voz)
Leopoldo Gaillour(piano)
Alejandro Benitez (guitarra) y
Carlos Gonzalez (Guitarra, Laúd y composición).
Organiza la Posada San Brás-Casa Portuguesa y Dirección de Cultura y Eventos de la Municipalidad de Villa General Belgrano y auspicia la Embajada de Portugal
El evento fue declarado de Interés Municipal y la entrada es libre y gratuita
Contactos al Tel: 0223- 4922409.LA VOZ DEL CLUB PORTUGUES


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Actividades de centros portugueses en Braunschweig, Alemania


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DIARIOS DE PORTUGAL 26-2-12



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

INTERESANTE CONFERENCIA SOBRE PROTECCION CIVIL

 «Sismo de 1755 – e se fosse hoje?» é tema de debate em São Brás de Alportel
O Cine-Teatro São Brás vai receber, dia 9 de março, conferência intermunicipal promovida os Serviços Municipais de Proteção Civil de Loulé e São Brás de Alportel, cujo mote será a questão «Sismo de 1755 – e se fosse hoje?».

A constante ameaça de sismos é uma herança no nosso país. A realidade viveu-se em 1755 e sobre as suas consequências restam apenas as memórias e relatos da história. Com esse sismo como ponto de partida, pretende-se refletir em conjunto sobre esta temática.

“Quais as respostas da sociedade atual? Estaremos hoje preparados? E quais poderão ser as consequências”, são algumas das perguntas que serão lançadas para cima da mesa.

A iniciativa, inédita no Algarve por se tratar de uma parceria intermunicipal, pretende ainda fomentar uma aproximação entre serviços municipais de proteção civil vizinhos, possibilitando o profícuo trabalho em equipa e a preparação de uma estratégia de cooperação conjunta, fundamental em caso de emergência.

A conferência contará com a presença dos dois autarcas, o são-brasense António Eusébio e o louletano Seruca Emídio, na sessão de abertura.

António Rosa Mendes e João Estêvão, ambos docentes da Universidade do Algarve; Patrícia Gaspar, adjunta de Operações Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil; Emília Castela, do serviço municipal de Proteção Civil de Lisboa; Rui Graça, 2.º Comandante Operacional Distrital; e Abel Gomes, Comandante Operacional Distrital, vão ser alguns dos oradores.

DIARIO-ONLINE-COM



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

domingo, 19 de febrero de 2012

DIARIOS DE PORTUGAL 19-2-12


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

PLAYAS DE PORTUGAL/ PRAIA DO BELICHE

Esta é uma praia abrigada dos ventos de norte e oeste, inserida na ampla enseada definida pela Ponta de Sagres e Cabo de S. Vicente.

A praia parece ter sido escavada nas arribas altas e de cores quentes, e para alcançar o areal é preciso descer uma imensa escadaria de pedra. Ao longo da escadaria, podem-se apreciar as numerosas plantas endémicas que colonizam os lapiás calcários (rocha muito rendilhada pela erosão) e os solos avermelhados de terra rossa, bem como os abruptos alcantilados calcários muito estratificados e recortados, com as suas grutas e desmoronamentos espetaculares.

Já no areal subsiste uma grande diversidade de rochas muito recortadas e esculpidas, com formas curiosas. É uma praia muito procurada para a prática do surf e bodyboard.



Notas:Visto estarmos em plena Reserva da Biodiversidade, encontra-se estritamente proibida a recolha de plantas, o que é vital para a preservação desta área. A circulação viária deverá fazer-se longe do rebordo da arriba, dada a possibilidade de desestabilização e de desmoronamento da arriba.

Acesso viário alcatroado a partir de Sagres, seguindo na direção do Cabo de S. Vicente pela EN 268 durante cerca de 3 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, com equipamentos de apoio nas proximidades (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul e sudoeste.

TURISMO DO ALGARVE


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

María Laura Rojas y Dulio Moreno presentan ALMALUSA

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

sábado, 18 de febrero de 2012

DOCUMENTALES DE ALGARVE PARA CANAL FRANCO-ALEMAN



O Turismo do Algarve deu apoio logístico permanente à equipa da televisão alemã SWR que, no período compreendido entre 28 de abril e 16 de maio de 2011, realizou no Algarve, para o Canal franco-alemão Arte - Série "Homens, Países, Aventuras", um documentário cultural de quarenta e cinco minutos sobre a região.

O documentário “L’Algarve: côte enchanteresse” foi filmado em diversos locais da nossa região nomeadamente na Costa Vicentina e na Ria Formosa e foi emitido no canal Arte em 26 de dezembro 2011 e também em 2 de janeiro deste ano.

Todos os filmes desta série obedecem a um tema geral: “mostrar os locais através dos rostos e das histórias de vida de alguns dos seus habitantes, o que os move e o que os faz amar a terra onde vivem”.
A realizadora deste documentário, Lurdes Picareta, é de origem portuguesa, residente de longa data na Alemanha, mas muito ligada ao Algarve que costuma visitar regularmente e onde conta com inúmeros amigos.


www.blog.turismodoalgarve.pt

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

A «Calçadinha» de São Brás de Alportel



Antiga estrada da rede viária romana, a «Calçadinha» constitui um dos ex-líbris do património arqueológico de São Brás de Alportel. Esta via partia da cidade de Ossonoba (Faro), passaria pelas villae romanas de Milreu (Estoi) e de Vale do Joio (S. Brás de Alportel) e presume-se que fizesse ligação a Pax Julia (atual cidade de Beja).


O percurso da «Calçadinha» possui presentemente uma extensão total de 1480m, na qual restam dois troços conservados, designados por «A» e «B», separados por alguns metros outrora pavimentados. O troço «A» tem cerca de 100m de extensão e apresenta um calcetamento renovado no século XIX, presumivelmente uma iniciativa do bispo D. Francisco Gomes do Avelar. No troço «B», com uma extensão de cerca de 550m e 2,50m de largura, observamos um calcetamento de provável origem romana.

Entre as várias descobertas, foram encontrados vestígios arqueológicos na proximidade desta via, que reportam ao período romano de finais do século I ao IV-V d.C. e podem ser interpretados como uma estação viária (mutatio), pequena instalação destinada ao descanso e abastecimento dos viajantes e/ou troca de cavalaria no decorrer das viagens.

No âmbito do projeto de valorização patrimonial do concelho, foi criado em 7 de Dezembro de 2007 o Centro Explicativo e de Acolhimento da “Calçadinha” de São Brás de Alportel. O Centro disponibiliza um conjunto de serviços e espaços, designadamente: serviço de informações; sala de exposições permanente com informação sobre a “Calçadinha”; sala polivalente destinada a exposições temáticas e outras atividades; sala de estudo e investigação, aberta à comunidade; e ainda um gabinete técnico. Nas zonas exteriores, existe uma área verde de lazer e um espaço reservado à realização de atividades de recriação do passado.



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

FAMOSOS QUE VISITARON ALGARVE/ La cantante Bonny Tyler

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

ALBUFEIRA, ENTRE LAS MEJORES PLAYAS DE EUROPA

PRAIAS DE ALBUFEIRA ENTRE AS MELHORES DA EUROPA

O maior site mundial de viagens volta a distinguir Albufeira como um dos destinos turísticos com as melhores praias da Europa. A lista divulgada pelo Trip Advisor coloca Albufeira no topo das preferências dos turistas e utilizadores da rede social.
 Turistas colocam zonas balneares do concelho no Top 25 Albufeira destacou-se entre os melhores destinos de praia da Europa. A lista foi elaborada pelo Trip Advisor, um site que gere outros 18 sites de viagens em 30 países, recebe cerca de 65 milhões de visitas por mês e oferece mais de 60 milhões de dicas e avaliações para ajudar a planear as férias dos viajantes.
A beleza e diversidade das praias do concelho foram alguns dos aspetos que lhe valeram o 14.º lugar no Top 25 do Traveller’s Choice Awards 2012, e o primeiro a nível nacional. “Com praias muito diferentes para escolher, Albufeira encanta a todos, apresentando casas brancas reluzentes com um  o que mouro, supreendentes penhascos de várias matizes e vestígios de fortes antigos que estabelecem comodidades modernas com um toque histórico charmoso”, descreve o Trip Advisor, sugerindo aos utilizadores uma visita às praias de São Rafael e Salgados.
algarve press diario


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

CARNAVAL EN OLHAO

Um milhar de crianças brincou no Carnaval olhanense

Mesmo entre as caras mais disfarçadas pelas pinturas, a alegria estava patente nos rostos das cerca de mil crianças que hoje de manhã desfilaram mascaradas na Av. da República, uma das principais artérias da cidade olhanense, para assinalar o Carnaval.
 
Mais de nove centenas de crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Olhão, oriundas das escolas públicas e privadas que aqui funcionam, levaram a boa disposição para a rua e, como solaajudar, brincaram ao Entrudo, como todos os anos acontece em Olhão.
A iniciativa de juntar todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho é do Município de Olhão, através das divisões de Educação e Desporto que, todos os anos e em colaboração com as escolas, proporciona uma manhã diferente a cerca de um milhar de crianças e a muitas centenas de adultos que quiseram ver os mais pequenos desfilar trajados a rigor.
ALGARVE PRESS DIARIO



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

EL FAMOSO CARNAVAL DE LOULE, DESDE 1906

El año 1.906 marcó el inicio del primer "Carnaval Civilizado" por oposición a la forma agresiva que asumían los festejos hasta entonces. Actualmente, durante tres días, los louletanos bromean con problemas serios, la política nacional y las polémicas de la actualidad. El desfile que recorre la Avenida José da Costa Mealha es famoso por los carruajes alegóricos, el grupo de farsantes o “foliões” y la "Batalla de las Flores". El carnaval de Loulé es uno de los festejos más importantes de su género en Portugal y uno de los principales carteles turísticos del Algarve durante la época baja.





Fotos: Gino Vandewalle


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DESFILES Y BAILES DE CARNAVAL EN DISTINTOS PUNTOS DE ALGARVE

Algarve: Carnaval para todos os gostos 

Para “troikar” a crise pelo carnaval, há desfiles em Loulé, Paderne (Albufeira) ou Moncarapacho (Olhão) mas o Entrudo sai à rua ou vai ao baile em muito outras cidades do Algarve, de barlavento a sotavento. Veja aqui o roteiro das festas.
 
carnaval-algarve2012.jpg
Ver Galeria
 
O corso mais mediático, "Troika, a Crise pelo Carnaval de Loulé”, é Av. José da Costa Mealha a 18 e 19 de fevereiro a partir das 15h00, com bilhetes de 2 euros.
Em Paderne (Albufeira), o carnaval é Um Negócio da China”, das 14h00 às 18h00, do dia 19, num desfile com participação gratuita.
Por sua vez, o centenário Carnaval de Moncarapacho volta a sair à rua nos dias 19 e 21 de fevereiro, a partir das 14h30, também sem bilhetes.
Roteiro do Carnaval do Algarve
Mas não se esgotam por aqui os festejos carnavalescos do Algarve, num roteiro que passa por Alte, Quarteira, Faro, Olhão e São Brás de Alportel no Algarve central, por Tavira e Vila Real de Santo António e Monte Gordo a Sotavento e ainda por Lagoa, Lagos e Portimão, a barlavento.
Loulé: Entre a tradição da serra e o enterro do Entrudo em Quarteira
Em 2012, o corso carnavalesco de Alte acontece nos dias 19 (domingo) e 21 de fevereiro (terça-feira), entre as 15h00 e as 18h00 horas. A festa prolonga-se pela noite fora, com bailes de Carnaval no salão da Casa do Povo de Alte, a partir das 21h30.
Os 10 Carros alegóricos e máscaras dos foliões é exclusivamente feita pelos 5 grupos participantes, dando a este carnaval um cunho de autenticidade.
Já em Quarteira, é na Avenida Infante Sagres que durante quatro dias se faz a festa. Logo no dia 17, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00 tem lugar o desfile de crianças.
O corso acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 15h00, com o desfile de 14 carros alegóricos, com temas serão escolhidos pelos próprios grupos e podem ir desde a sátira política, até alusões diretas às próprias agremiações envolvidas no corso.
Um dos momentos singulares é o Enterro do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, pelas 15h00. O desfile tem início na Rua da Alegria e termina na Praça do Mar.
É Carnaval, Mó! para Olhão
O centenário Carnaval de Moncarapacho volta a sair à rua nos dias 19 e 21 de Fevereiro, a partir das 14h30, um dos carnavais mais típicos da região.
Entre as 14h30 e as 18h00, mais de uma dezena de carros alegóricos (de tema livre, confecionados pelos habitantes e associações) e grupos a pé desfilam pelas ruas da vila. A entrada é gratuita.
Na sexta-feira, 17 de fevereiro, à noite É Carnaval Mó!,na Sociedade Recreativa Olhanense, com baile de máscaras, dança brasileira com Ginga Show e música para dançar com os Ivete Mangalho & Rolinhas a animar o carnaval de Olhão.
Ainda em Olhão, há ‘Festa de Carnaval - a favor de uma causa’, agendada para o dia 20 de Fevereiro, entre as 22H00 e as 02H00, no “AMP - Planet”. Os fundos angariados através da iniciativa promovida pela Associação Oncológica do Algarve, reverterão a favor da “Casa Flor das Dunas”.

OBSERVATORIO DO ALGARVE



Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DIARIOS DE PORTUGAL 18-2-12




Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

viernes, 17 de febrero de 2012

ARTESANIAS PORTUGUESAS CON TOQUES TRADICIONALES Y MODERNOS

A empresa que dá outra cor à tradição portuguesa

por João RuelaA empresa que dá outra cor à tradição portuguesa
Fotografia © Fernando Timóteo/Global Imagens
Os galos 'pop' minimal, uma transformação do galo de Barcelos, foram o ponto de partida de uma empresa que reinventa os símbolos do artesanato nacional.
A tradição ainda é o que era, mas tem também uma nova cara e roupagem. É sob este mote que a empresa de design português Águas Furtadas, criada em 2005, tenta reinventar dia após dia a tradição e o artesanato português. Vejamos o emblemático galo de Barcelos, por exemplo. Este colorido símbolo português ganhou uma nova identidade e um novo visual: o galo pop minimal é agora todo ele de uma só cor e foi o ponto de partida para a criação de uma empresa que vive da tradição portuguesa - ou da sua transformação, neste caso.
"A ideia de lançar as Águas Furtadas partiu de um grupo de amigos, que queria criar um espaço ligado à identidade portuguesa. Não queríamos uma típica loja de objetos tradicionais, mas sim uma evolução dos mesmos", começou por explicar Rute Arnóbio, enquanto não hesita em apontar para o local onde se encontram os "parentes" do galo de Barcelos.
Azuis, vermelhos, verdes, amarelos ou laranjas, cada galo pop minimal é pintado segundo uma das cores do galo original. "Respeitamos a tradição, mas não queremos que as coisas estanquem. Procuramos que evoluam", justificou Rute.

CORREIO DA MANHA
Ao entrar na loja Águas Furtadas, no Porto, somos de imediato impactados por uma explosão de cores, com acessórios, ilustrações e o mais variado tipo de objetos de decoração. "Percebemos que os portugueses queriam objetos feitos à mão, coisas artesanais. Há um orgulho muito grande no ser e no artesanato português", considera a criadora de uma empresa que tenta transmitir "a existência de um mundo encantado". Inicialmente projetada num bar numa das águas-furtadas no Porto, a empresa acabou por acolher o mesmo nome do local onde nasceu.

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

ENCUENTRO DE LAS COMUNIDADES PORTUGUESAS EN COMODORO RIVADAVIA



PROGRAMA XIV ENCUENTRO DE LA COMUNIDAD PORTUGUESA Y ELECCION DE LA REINA DE LA COMUNIDAD

Como informáramos oportunamente los dias 13, 14 y 15 de abril tendrá lugar en Comodoro Rivadavia el encuentro y elección de la reina de la comunidad 2012.
Ahora les publicamos el programa oficial del evento.
Viernes 13
Recepción de las delegaciones
Sabado 14
9:30-Acto cultural de apertura
a) reseña de la inmigración portuguesa en Comodoro Rivadavia a cargo del Prof. Daniel Mrques
b)Inauguración de muestra pictórica
c)reunión de directivos.
d) reunión de jovenes luso-descendientes
13:00-Almuerzo libre
15:00-City-tour
18:00-Debate sobre propuestas de jóvenes y directivos
21:30_Cena-show. Elección de la Reina.Actuación de ranchos folclóricos.
Domingo 15
10:30-a)Lectura de documentos elaborados por los jóvenes luso-descendientes.
b)Conclusiones del encuentro.
12:00-Cierre del encuentro. Actuación del rancho folclórico infantil "Os Bonecos".
1300-Almuerzo de despedida.
(La voz del Club Portugués)
Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

revistas portuguesas


Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DIARIOS DE PORTUGAL 17-2-11/ 1.200.000 PORTUGUESES SIN TRABAJO




Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

martes, 14 de febrero de 2012

NOCHE DE FADO MATIZADA DE TANGO EN BUENOS AIRES

Querida gente!


El domingo 19 de febrero a las 20.30 estaremos adelantando temas de nuestro primer CD en La Paila!.

Me acompañarán como siempre Leandro Cacioni y Diego Capaccioli en guitarras y como invitado de lujo Emiliano Álvarez  en clarinete y clarón. 

Recomendamos reservar con anticipación. 


La Paila, Costa Rica 4848 (entre Thames y Borges) Reservas: 4878-2688/ 4833-3599 


MARIANA ACCINELLI




Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

DIA DE SAN VALENTIN

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar