Gastronomia algarvia

Confraria põe gastronomia algarvia nas bocas do mundo

O Algarve da sardinha assada e do frango da Guia já era. Graças ao esforço da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, a região resgatou nos últimos cinco anos uma série de receitas tradicionais do mar, serra e barrocal, sem esquecer a doçaria, que estão a fazer as delícias e a surpreender portugueses e estrangeiros. O grão-mestre da confraria, José Manuel Alves, avança ainda ao JA que a gastronomia algarvia permite aos algarvios comer bem, sem deixar de lado a preocupação de gastar pouco dinheiro, nesta altura de crise, em que o rendimento não estica.

Galinha cerejada, papas de milho (xarém), cozido de grão ou cozinha de batatas à algarvia são apenas alguns dos pratos tradicionais algarvios que outrora enchiam a barriga aos pobres e, hoje em dia, são cada vez mais apreciados em restaurantes ou tasquinhas típicas por toda a região.
“O Algarve apresentava uma grande lacuna na gastronomia. Até há poucos anos, as pessoas apenas ouviam falar da sardinha assada e do frango da Guia, pouco mais. Neste momento, a cozinha regional, não só do litoral mas também da serra e do barrocal, está muito mais divulgada e valorizada”, refere ao JA José Manuel Alves, grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
Criada em 2005, a confraria definiu como objetivo “promover a gastronomia tradicional e típica algarvia” e foi responsável pela recuperação de muitas receitas antigas que quase caíram no esquecimento.

jornal do algarve

Comentarios

Entradas populares