LA CIENCIA EN PORTUGAL

Porque sorriem os fetos ainda no útero?

.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, está a estudar o sorriso no feto humano, com o objectivo de «perceber os motivos que estão na origem do sorriso e a sua utilidade», escreve a Lusa. Em comunicado, o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, Armindo Freitas-Magalhães, explicou que o estudo «é pioneiro no mundo e pretende compreender a estrutura funcional do sorriso no feto».
Segundo o especialista em expressão facial da emoção, «os eixos estruturais e funcionais do sorriso humano estão estudados cientificamente ao longo do ciclo vital», revelando que apenas lhe faltava estudar o sorriso no útero.
Para tal, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção vai monitorizar um conjunto de grávidas e fazer a observação das expressões faciais do feto através de ecografias a três dimensões, que «permitem ver, em detalhe, todos os movimentos musculares».
De acordo com o investigador, «o feto sorri inúmeras vezes», sendo o objectivo final perceber quais os motivos na origem do sorriso bem como a sua utilidade na vida uterina.
O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências de Saúde considerou esta investigação «uma pesquisa fascinante», revelando-se «ansioso para conhecer as respostas ao elenco de interrogações».
Freitas-Magalhães realçou que «este contributo da ciência portuguesa é decisivo para a compreensão de um fenómeno que, a par do sono e da amamentação, é um dos principais organizadores do psiquismo humano», acrescentando que «ver e identificar o sorriso do feto no útero é uma das mais extraordinárias experiências pessoais e científicas».

IOL DIARIO

Comentarios

Entradas populares