EMIGRANTES PORTUGUESES PROPIETARIOS DE HELADERIAS EN ALEMANIA VOLVIERON CON SUS HELADOS A VILA NOVA DE PAIVA

Emigrantes regressam a Vila Nova de Paiva para oferecer

Dezenas de habitantes de Vila Nova de Paiva que partiram na década de 1990 para trabalhar em geladarias na Alemanha, regressar agora para oferecer um festival de gelados à terra natal.
 
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, José Morgado, que teve a iniciativa de organizar este evento, contou à agência Lusa que a oportunidade surgiu depois de perceber que o concelho tinha "muitos dos seus filhos como proprietários de geladarias na Alemanha" e esta foi a "melhor forma de os homenagear, mas também de promover o concelho".
Segundo José Morgado, "tudo se resume a uma extraordinária capacidade de iniciativa dos jovens que nos idos de 1990 emigraram para a Alemanha para trabalhar em geladarias que eram de italianos". Com o passar do tempo “foram ficando com os negócios, essencialmente porque os antigos proprietários foram envelhecendo e trespassaram-nos", lembrou.
Este festival surge ainda depois de proprietários de "dezenas de geladarias" na Alemanha terem realizado em Vila Nova de Paiva um congresso do gelado onde se debateram novas técnicas de fabrico e de comercialização. Este congresso juntou na vila 120 empresários do ramo, dos quais cerca de 80 naturais do concelho.
 
MUNDO PORTUGUES

Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares