EN LAGOS SE RENUEVA LA COSTUMBRE DEL BAÑO DEL 29 DE AGOSTO

Lagos mantém a tradição na Festa do Banho 29
Tradição do banho noturno mantém-se no concelho de Lagos
A tradicional Festa do Banho 29 regressa, uma vez mais, a Lagos, com a colaboração e participação de algumas coletividades do concelho que desejam manter viva esta tradição bem enraizada na cultura lacobrigense, marcada para a próxima quarta-feira.

Quem, na noite de 29 de agosto se chegar à beira-mar, verificará talvez um movimento desusado. Desde o pôr-do-sol, aparecerão grupos de pessoas vindas não se sabe de onde, com burros, toalhas e mantimentos, os camponeses que vêm para o Banho 29, um costume que resistiu ao turismo e transformou-se, ajustando-se à nova realidade.

Neste misto de tradição folclórica e de ritual a cumprir, transmitido de pais para filhos com a indicação de que o banho daquela noite “vale por 29”, as pessoas já não vêm aos bandos, mas continuam a cumprir a tradição de forma discreta.

Ao seu lado, aparecem hoje novos grupos de banhistas, mais foliões e com menos rituais, que aproveitam essa noite para fazerem fogueiras, tocarem violas, assarem chouriço e contarem histórias. À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o Banho 29

DIARIONLINE ALGARVE
Envíe sus textos y comentarios a lusodescendientes@yahoo.com.ar

Comentarios

Entradas populares